Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"Cientista político: É um risco para os tucanos citar FHC"

Em entrevista à jornalista Ana Cláudia Barros, do Portal Terra, o cientista político Marcus Figueiredo, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), afirmou que o confronto de ideias entre Dilma e Serra será mais direto no segundo turno. Abaixo destaco um trecho da entrevista. A imagem ao lado é de Fernando Borges/Terra.

Terra Magazine - O que se pode esperar das campanhas de Dilma e de Serra para o segundo turno?
Marcus Figueiredo - O que se espera é um confronto muito direto entre eles, um confronto de ideias no sentido mais ideologico e um confronto na concepção de projetos de Brasil. Você tem os tucanos com as alianças tradicionais, com o DEM e outros. Evidentemente, vão entrar numa linha mais neoliberal. A tradicional política de enxugamento do Estado, de eficiência e as propostas que todos fazem em relação à saúde, segurança e educação. 
Há uma divisão clara em termos de concepção. Para os tucanos, a ascensão social depende do mérito e da preparação do cidadão para subir na vida. Enquanto que, na linha social democrata do PT, o suporte do Estado é que garante a ascensão social.
Nesta reta final, uma das estratégias do PT será destacar a comparação entre as eras Lula e FHC, principalmente no que diz respeito às privatizações... 
A questão da privatização é o que divide os dois. É um diferencial importante. Mas o grande diferencial é o desenvolvimento social e a intervenção para mudanças na estrutura social, com políticas sociais que, no futuro, vão diminuir a desigualdade. Isso com forte apoio de políticas públicas do Estado, que é a linha do PT.
Qual a avaliação do senhor sobre essa estratégia do PT de confrontar as eras Lula e FHC? O PSDB, por sua vez, deve usar mais a imagem de Fernando Henrique Cardoso, que foi praticamente preterido no início da campanha de José Serra. 
É um risco para os tucanos entrar com Fernando Henrique agora, porque na comparação entre resultados econômicos e sociais, o período Lula é muito superior ao que aconteceu nos dois governos FHC. Lembre-se que nós saímos do segundo mandato do Fernando Henrique com uma baita desvalorização do Real. O Fernando Henrique teve que elevar juros para enfrentar a crise na Rússia, no México, na Ásia, a níveis de 40% ao ano. E saiu do segundo mandato enfrentando crise e estagnação. O País havia parado de crescer. A política do Lula reverteu essa situação e o País se fortaleceu. Tanto que o Brasil saiu tranquilo da crise finaceira de três anos atrás, que começou nos Estados Unidos.
 A entrevista completa pode ser lida aqui.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa,
nem percebi que esse Marcus Figueiredo é petista... rs

AngelMira disse...

Antes de tudo ele é profissional, ou você sugere que não?

SONIA disse...

TUCUNOS TEM MEMORIA CURTA...ESQUECERAM DO DOLAR A QUASE 5,00 REAIS E DO S.O.S AO FMI DA ERA FHC...

CAAD81@HOTMAIL.COM disse...

Para o Serra ganhar tem que parar de esconder o maior estadista brasileiro:ele mesmo, FHC.
Com Serra apoiado pelo FHC, ficará fácil dizer que as privatizações serão completadas.As jóias da coroa, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobrás, hoje cabide de emprego de comuno-petistas devem ser entregues aos idealistas empresários brasileiros, aqueles que colocam o interesse nacional em primeiro plano. Volta FHC!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG