No início da noite de hoje uma forte chuva em Miracema-RJ provocou a inundação de várias ruas da cidade. No centro histórico, a principal rua da cidade, Marechal Floriano, conhecida por Rua Direita, ficou inundada. Há registros também da Av. Carvalho. Um miracemense informou pelo Twitter que a Rua Santo Antônio parecia um rio, a água descia com força.
As imagens foram registradas pelo blogueiro Pablo Calor, que informa que a previsão do "Clima Tempo" é de mais chuvas até o final da semana na cidade. Mais informações e imagens aqui.
Um comentário:
Recebemos esse comentário por e-mail:
Amiga Angeline
Deixamos no Bolg do Pablo o seguinte comentário que nada mais é o do que uma sumula do que temos dito nos últimos anos:
Caro Plabo
Isto é um problema técnico natural e como tal precisa ser tratado por especialistas do assunto.
Manter desobstruida a calha do Riberão, bem como a rede de águas pluviais é indispensál, mas tal não evita inundação para qualquer chuva.
É sabido que as várzeas pertencem ao Ribeirão. São os reservatórios naturais e temporários ao excesso da vazão que o Ribeirão é capaz de fluir.
Há pois que se ter devidamente registrada todas as grandes chuvas ocorridas na bacia hidrográfica do Ribeirão, com os prblemas ao escoamento das mesma.
Com isto se pode fazer um plano seguro de como conter as enchentes, criando-se para isto reservatórios que substituam as várzeas que não devam ser inundadas.
Não esquecer que a maior chuva é sempre a que, ainda, não ocorreu, portanto imprevisível. Por melhor que seja o plano não garantirá 100% contra inundação.
Isto é o que se tem feito pelo mundo afora para evitar inundações com muito sucesso. Paris, como o Rio, tem dois problemas: as águas de chuva e o nível do Sena ou da Baia de Guanabara. Criou um sistema subterrâneo automatizado que veda a entrada de água do Sena no esgoto fluvial, contendo as águas deste em reservatórios, que são esvaziados tão logo possível.
Nos parece, que a liberação das margens do Ribeirão, principalmente na área urbana, através de verdadeiras Beiras-Rio seja fundametal a mante-lo limpo.
As fotos estão muito ruins.
Muitíssimo obrigado por mais esta importantíssima contribuição a LM. Estamos precisando muito. Até agora não houve interesse significativo pela Edição Eletrônica, embora gratuita, o que nos leva a crer que não há estimulo bastante à continuidade da obra, ainda mais com as dificuldades pessoais que estamos enfrentando.
Abraços, saúde e Paz de Cisto.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário