Arquivo VAGALUME

sábado, 12 de fevereiro de 2011

UM JOVEM MUNICÍPIO QUE DESPONTA

Alguns elogiam prefeitos por motivos político-partidários, outros por merecimento. Há algum tempo teci elogios ao prefeito da jovem cidade do Noroeste fluminense, São José de Ubá, o Sr. José Hylen Gomes Ney, que é do PMDB. Ouvi várias críticas de cunho político-partidário, como se elogiar alguém excluísse outrem de possíveis elogios. É melhor pensar que críticas nos ensinam a lidar com o oposto, com o contraditório.
Àquela época, o elogio era fundado em algumas realizações de José Hylen, como a conquista de uma empresa como a Godiva, ou Godan, de laticínios, para o município, que é o único no estado em que a população rural supera a urbana, além de ser um dos maiores produtores de tomate do estado, junto com Paty do Alferes. A representatividade da produção de tomate ubaense é tão grande que problemas com chuva, que levaram à perda de produção, foram capazes de influenciar o preço do produto no mercado.
Pontualmente, elogiei o prefeito José Hylen por uma mensagem sua num jornal, que não me lembro o nome, em que dizia que seu objetivo era levar 100% de saneamento básico á população ubaense. Devido à dificuldade em se ver investimentos em saneamento básico, por fatores já conhecidos, como falta de visibilidade, custo, etc, é que julguei ousada a meta divulgada por Hylen. Ao mesmo tempo em que é ousada, é importante, inteligente, como comprova o resultado dos índices ambientais e o consequente valor do repasse de ICMS Verde 2011 dos municípios fluminenses.
O município de São José Ubá nunca recebeu essa fatia do ICMS, que é conhecida por ICMS Verde ou Ecológico, instituído em 2007, pela Lei 5.700, cujos repasses começaram a ser feitos a partir de 2009, com cálculos de índices ambientais realizados em 2008. 
Nesse ano de 2011, o município desponta na lista de municípios da região Noroeste fluminense que receberão o repasse do ICMS Verde e não de qualquer maneira. São José de Ubá será o município da região Noroeste que receberá o maior repasse de ICMS Verde em 2011, superando a cifra de R$ 1 milhão. Em segundo lugar está Miracema, em terceiro Laje do Muriaé, com valores próximos à metade do que receberá o município de São José Ubá.
Não por acaso, os ubaenses lideram a lista da região no índice relativo à Coleta e Tratamento de Esgoto e ainda no índice de Destinação do Lixo.
Tudo me leva a crer que o prefeito tinha um objetivo e foi atrás do resultado. Ele está aí!
São José de Ubá, para quem não conhece, faz limite com o município de Cambuci, a quem pertenceu até sua recente emancipação, Santo Antônio de Pádua e Itaocara, todas cidades do Noroeste fluminense, mesorregião administrativa. Possui 7.003 habitantes, segundo o Censo 2010, realizado pelo IBGE, e uma área territorial de 250,6 km2.
Buscarei mais detalhes sobre essa conquista ubaense, que com certeza foi resultado de um trabalho conjunto das secretarias e do governo local, em parceria com o estado e a união.

6 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline, muito oportuna e boa sua reportagem.

Não conheço o Prefeito, mas o BLOG DA SANDRA VALERIOTE ( as notícias são de " dar água na boca " sobre o Município e o que se faz por lá ) e há menos de um ano ganhei um vizinho de Propriedade Rural, Ubaense, Flávio Pavan.

Como o Flávio já mudou a realidade da Propriedade e quanto já tirou de tomate? É de uma força de trabalho e Administração impressionantes! O que o " deixa desesperado " são as mesmas coisas que também me deixam e aos demais Produtores daquela Região: Abandono do Poder Público ao precisarmos das ESTRADAS RURAIS, Maquinário para Aração de terra etc...

Mas, como tem S. José de Ubá, acaba trazendo estas máquinas de lá, particulares; que agora também usei para fazer os poços para boi beber água, solicitados à Prefeitura de Miracema em Janeiro/2009 e por escrito e protocolado em Junho/2009.

Disse-me um trabalhador dele que, se as terras fossem em S. José de Ubá, o MORRO DOS PIRINEUS já estaria ensaibrado, com manilhas etc... até cada uma das 6 propriedades.

É o que isto, Angeline, lhe pergunto?

Miracema precisa de muiiiiita Água benta, Arruda, sal grosso e sei lá mais o que.........

Fico morrendo de inveja de S. José de Ubá e até já falei para o Flávio pedir ao Prefeito se ele não quer anexar nossas Propriedades á S. José de Ubá...rsrsrsrsrs

Abraços e desculpe o desabafo, pois não aguento mais esperar a 2ª-feira de Miracema, que não sei ainda de que ano ou século...

Rachel Bruno

AngelMira disse...

Olá Rachel,
No quesito ICMS Verde Miracema também está bem. O destaque para S J Ubá é referente aos valores de estreia no recebimento e, ainda, pelo fato de justamente a questão do saneamento ter feito a diferença, como ousadamente prometeu o prefeito.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline, não me fiz entender totalmente: Forças Conjuntas entre Prefeito e População, minha Amiga.

Lá tem uma espécie de " Química " diferente, que faz a Diferença: O Prefeito conquistou o Povo e este conquistou o Prefeito, então a FORÇA DE TRABALHO É CONJUNTA. Veja o meu vizinho, que citei: tem gás de sobra e os Técnicos de lá tem todo o APOIO do Prefeito quando precisam, segundo falaram.

Abraços,
Rachel Bruno

AngelMira disse...

Acredito nisso, Rachel! Por isso dei destaque ao grande mérito do jovem município.

Sandra Valeriote - em São José de Ubá disse...

ADORO ler escritas com excelente discernimento.
Parabéns!!

AngelMira disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário, Sandra!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG