A Secretaria Municipal de Cultura tem desenvolvido projetos com o objetivo de conhecer, preservar e divulgar o patrimônio cultural e histórico de Porciúncula. Esta iniciativa do Município ganhou o importante reforço da Secretaria de Estado de Cultura, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC), que disponibilizou recursos para empreender três projetos: Climatização do prédio da Estação Ferroviária, Porciúncula Cultural e Memória Viva.
O projeto Climatização irá promover a preservação de documentos históricos e culturais, livros e equipamentos eletrônicos pertencentes ao acervo da Biblioteca Eloy Vieira Lannes e do Serviço de Memória Social, localizados no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva, onde também está localizada a Secretaria Municipal de Cultura.
O projeto Porciúncula Cultural visa a cadastrar, capacitar e valorizar os agentes culturais locais; publicar a 2ª edição do livro “Subsídios para a História de Porciúncula”, de autoria de Dr. Edésio Barbosa da Silva, editado no ano 2000; e realizar o V Encontro do Porciunculense Ausente e Amigos.
O projeto Memória Viva pretende resgatar, valorizar e divulgar os aspectos históricos da colonização e formação do povo e da história de Porciúncula, através do mapeamento, digitalização de documentos, filmagens, fotografias e entrevistas com residentes do local e pessoas remanescentes das famílias colonizadoras.
As fotografias e filmagens produzidas nos projetos Porciúncula Cultural e Memória Viva serão utilizadas na preparação de material gráfico para divulgação histórica e cultural do município e incorporadas ao acervo do Serviço de Memória Social da Secretaria de Cultura.
A secretária municipal de Cultura, Eloiza Morucci, está entusiasmada com as recentes conquistas e os benefícios que os projetos vão proporcionar para a Cultura de Porciúncula.
- Depois de termos resgatado o cinema, agora estamos próximos de concretizar outro grande projeto, através do convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, que nos possibilitará resgatar, preservar e divulgar a nossa história e a nossa cultura, um fato inédito em Porciúncula – disse a secretária.
As etapas iniciais dos projetos estão em andamento. A pesquisa de campo do projeto Memória Viva nos três distritos já apresenta um panorama das transformações sofridas pelas comunidades rurais através dos tempos.
Mudanças no modelo econômico e o êxodo rural modificaram a vida no campo, gerando o quadro observado atualmente, com a diminuição da população residente, as mudanças de hábitos e costumes, a dificuldade de conservação das sedes das fazendas originais, o abandono e a destruição em alguns locais. Estes fatores combinados acarretaram mudanças sociais e econômicas que muitas vezes impossibilitaram o investimento necessário para preservar as construções e os equipamentos.
Os projetos tiveram início em 2010 e estão sendo executados pela equipe da Secretaria de Cultura de Porciúncula.
Do Portal Destaque Noroeste.
Um comentário:
Amiga Angeline
Excelentes notícias.
Vemos que a PMP continua na vanguarda da cultura regional. Parabéns, especialmente à sua Secretaria.
O evento atraindo os porciuncelenses ausentes e amigos de Porciuncula é da maior valia e deve servir de inspiração a outros Municípios, como Miracema.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário