Como divulgado por este blogue, na postagem intitulada "UM JOVEM MUNICÍPIO QUE DESPONTA" e também na postagem intitulada "ICMS VERDE 2011: ESTIMATIVA DE REPASSE PARA OS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE", o jovem município da região Noroeste fluminense (NOF), São José de Ubá, desponta como um município promissor por vários motivos, mas o mais recente destaque refere-se a sua inserção entre o grupo de municípios da região que serão contemplados pelos recurso do ICMS Verde. O município inicia sua trajetória na inserção do seu trabalho desenvolvido na área de meio ambiente, através da inclusão de seu nome para o recebimento da cota referente à parcela do ICMS, denominada ICMS VERDE, no topo da lista dos municípios da região pois receberá a maior quantia - cerca de R$ 1,1 milhão, conforme estimativa divulgada.
Hoje o jornal de Miracema, "Dois Estados", divulgou matéria importante sobre o município de SJU, onde apresenta as realizações e os motivos pelos quais o município alcançou tão bom resultado em relação à política ambinetal, ICMS Verde. Como é do nosso interesse conhecer essas informações e registrá-las, reproduzo abaixo o que informou a matéria:
A Secretaria de Meio Ambiente de São José de Ubá, foi criada há dois anos, depois de ser desmembrada da Secretaria Municipal de Agricultura. Sua sede fica no Horto Florestal - até então sem ter, com pontuação zero, nos índices do ICMS Ecológico.A partir do desmembramento, ela foi formada por uma pequena equipe de oito servidores, incluindo o Secretário Bismarck José Ney, uma Diretora de Meio Ambiente, uma Assessora de Recursos Naturais, um Biólogo e quatro servidores municipais, iniciou-se um trabalho de estruturação procurando daí meios para conseguir pontuação no ICMS Ecológico."Pela primeira vez na história deste município conseguimos uma expressiva verba de R$1.108.000,00 e estamos trabalhando com toda desenvoltura para aumentar o valor no próximo ano. Um trabalho desenvolvido sobre o saneamento básico, reflorestamento e destinação final de resíduos sólidos através da Usina de Triagem e Compostagem", disse o secretário.
Abaixo o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente:
- Horto florestal: área de 46.000m² - Atividades: confecção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e frutíferas distribuídas entre os produtores e utilizadas em reflorestamento da Prefeitura: Parque da Àguas ( 217.000m²) e Proteção de nascentes nas zonas rurais.
- Usina de Triagem de Lixo e compostagem: Com a criação da secretaria entrou em operação a Usina de Triagem e Compostagem acabando definitivamente com o lixão a céu aberto antes existente. Todo o lixo produzido é triado, o rejeito é depositado em célula própria e o lixo orgânico segue para a compostagem.
- Reflorestamento: Mais de 6.000 árvores já foram plantadas no Parque das Águas, aproximadamente 600 árvores o morro do Ceasa em frente À Câmara Municipal, 1000 árvores na área destinada ao Parque de exposições e muitas outras em diversos lugares
- Construção de fossa sépticas individuais onde não há alcance da rede de fossa filtro já existente.
- Fiscalização contra as queimadas e desmatamentos.
- Recebemos alunos das escolas municipais."
Como já divulgado por este blogue, os ubaenses lideram a lista da região no índice relativo à Coleta e Tratamento de Esgoto e ainda no índice de Destinação do Lixo. Apesar de liderarem nesses itens, o município pontua em vários dos índices ambientais que servem de base para o cálculo do repasse do ICMS Verde: Unidades de Conservação (UC), UC´s Municipais, Coleta e Tratamento de Esgoto e Destino de Lixo. O município apenas não pontuou nos índices: Mananciais de Água e Remediação dos Lixões.
O blogue parabeniza mais uma vez o município e todos os envolvidos nesse excelente resultado, com votos de que no próximo ano, novos desafios sejam vencidos e tragam maiores resultados ainda.
O blogue parabeniza mais uma vez o município e todos os envolvidos nesse excelente resultado, com votos de que no próximo ano, novos desafios sejam vencidos e tragam maiores resultados ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário