Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 7 de abril de 2011

NOTÍCIAS DA ALERJ

TCE VAI REENQUADRAR AUXILIARES
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (06/04) o projeto de lei 3.363/10, em que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) altera seu quadro de Pessoal e Plano de Carreiras. O texto, aprovado em discussão única, enquadra os servidores ocupantes do quadro de Auxiliar de Serviço Especializado no cargo de Auxiliar Administrativo, com a correspondente mudança em seus vencimentos. De acordo com a justificativa assinada pelo ex-presidente do órgão, José Maurício Nolasco, a alteração deriva de reivindicação de um grupo de 31 servidores que alegam que o Plano de Carreira do TCE deu um tratamento desigual em relação aos ocupantes do cargo de Auxiliar Administrativo, “na medida que neste cargo existem servidores que, à semelhança deles, desempenham a mesma atividade funcional”.
O texto, que será enviado ao governador Sérgio Cabral, foi aprovado com a adição de duas emendas da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que fazem alterações de redação e mantém inalterado o primeiro quadro funcional, ao qual este projeto não se refere. O governador terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta

******
HOTÉIS OFERECERÃO ÁGUA A HÓSPEDES E FUNCIONÁRIOS

Hotéis e similares localizados no Estado do Rio serão obrigados a oferecer água potável gratuitamente aos seus clientes e funcionários. Assim determina o projeto de lei 2.943/10, do deputado Luiz Paulo (PSDB), que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) revalidou nesta quinta-feira (07/04). O Parlamento derrubou, por unanimidade, com 45 votos, o veto do governador à proposta, que será promulgada em poucos dias. A norma altera a Lei 3.194/99, que tornou obrigatória a disponibilidade de água potável em hotéis, motéis, supermercados, shoppings e clubes, explicitando a necessidade de ela seja oferecida gratuitamente aos clientes e funcionários dos primeiros. Luiz Paulo explica que a proposta não aumenta custos, uma vez que não se trata da oferta de água mineral, mas “de água da bica mesmo”. Segundo lembra, a proposta aproximaria o Rio do que já é praticado em países onde a água potável é mais escassa. “Em qualquer lugar isso é oferecido, aqui não. Isso é absurdo. O cliente interessado em beber água mineral pode pedir por uma, mas é importante que água potável seja oferecida a todos”, argumenta. O texto será promulgado em poucos dias.(texto de Fernanda Porto)

*****

CONSTRUÇÕES DA CEHAB TERÃO TELHADOS PINTADOS DE BRANCO

Habitações que venham a ser construídas pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab) terão telhados pintados de branco. A Alerj aprovou nesta quinta-feira (07/04), em segunda discussão, o projeto de lei 2.107/09, que cria a norma. Para seu autor, deputado Luiz Paulo (PSDB), a adoção da prática representará uma importante medida de sustentabilidade. “O projeto representa uma economia de energia, pois com a reflexão de luz se reduz a necessidade de consumo de energia”, salienta.
Na justificativa ao texto, o parlamentar cita estudos efetuados pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, que demonstraram que a iniciativa representa um importante instrumento no combate ao aquecimento global. Segundo ele, cerca de 25% das cidades é composta por telhados. “A imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20 % da luz solar que recebem. Ao se adotar a cor branca para os telhados, e considerando a superfície citada, haveria a compensação de 10 toneladas de CO2 a cada 100 m²”, alega o parlamentar. De acordo com a pesquisa citada, caso 70% dos telhados forem pintados de branco, seria gerada uma compensação ambiental equivalente à retirada de circulação de 600 milhões de carros por um período de 18 anos. “Esses estudos mostram ainda que se todos os telhados do mundo forem pintados de branco, o efeito equivaleria à retirada de circulação de metade dos carros existentes no planeta”,
contabiliza. O texto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.(texto de Fernanda Porto)

*****

ANÚNCIOS PODERÃO SER IMPEDIDOS DE USAR EXPRESSÃO “A PARTIR DE”

A Alerj aprovou nesta quinta-feira (07/04), em primeira discussão, o projeto de lei 628/07, que proíbe o uso da expressão “a partir de” em campanhas promocionais e publicitárias no estado. Ela é apontada como propaganda enganosa pelo autor da proposta, o ex-deputado Jodenir Soares. “Ao adentrar estas lojas o consumidor se depara com a falta de produtos nesse valor e com outros muito mais caros”, alega.

*****
Comunicação Social da Alerj

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

È curioso que um das alas do Hospital Pedro Ernesto está tendo sua cobertura de cimento amianto por uma nova bem branca.Não sabemos qual material.

Como sabe faz parte de nossa vista diária.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG