Secretário de Obras Francisco Goulart, Giovani Cardoso, Heleno Silva, Prefeito Paulada e Marcelo Lombardi |
O município de Itaperuna recebeu R$ 83 milhões em investimentos que serão distribuídos da seguinte maneira: 60 milhões na implantação do sistema de esgotamento sanitário e 23 milhões para ampliação e melhoria no sistema de abastecimento de água. No dia 16 de maio o prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, recebeu o diretor do Interior da Cedae Heleno Silva, na Secretaria Municipal de Obras, a fim de realizar os últimos ajustes para o início das obras.
O diretor da Cedae ainda não anunciou o início dos trabalhos, pois aguarda a licença do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Com a conclusão das obras de esgoto, a cidade passará a ter 80% do esgoto tratado, vale lembrar que hoje a cidade não possui tratamento na área. Outra boa notícia será a geração de emprego e renda, já que o município será privilegiado na contratação de pessoal, locação de equipamentos, compra de material, produtos e outros.
Para o prefeito Paulada, a cidade vive um importante momento e a tendência é que outros projetos beneficiem a população. "Já começamos a operação tapa buracos e vamos inaugurar a UPA no próximo mês. As obras que vão minimizar os problemas na Vinhosa também iniciaram. Outra importante conquista foi a retomada da construção da nova ponte. E isso é só o começo”, afirma.
O prefeito ainda ratificou o compromisso em buscar outros investimentos junto aos governos Estadual e Federal.
Relembre o fato – no final do ano passado chegaram cinco caminhões carregados com tubos de ferro fundido de 500 mm de diâmetro na cidade. Na oportunidade, o gerente Regional da Cedae Giovani Cardoso de Freitas explicou que será construído um novo reservatório com a capacidade de 3 milhões de litros de água. Já Marcelo Lombardi, chefe de Coordenação Regional, acrescentou a informação dizendo que o novo reservatório será construído na Rua José de Assis Barbosa, em uma cota a uns 30 metros acima do já existente. Lombardi ainda disse que os investimentos vão aumentar a capacidade de atendimento e manter a qualidade da água, além de ampliar e melhorar o tratamento de esgoto do município. Os investimentos recebidos foram através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Ampliação do sistema de abastecimento de água de Itaperuna
A proposta visa melhorias no sistema de abastecimento de água, de modo a garantir num horizonte de 20 anos, que a produção, reservação e distribuição sejam capazes de atender a demanda, bem como reduzir o custo operacional com energia elétrica, devido o aumento da capacidade de reservação. O município vem sendo abastecido em sua sede, por sistema operado pela Cedae, enquanto os demais distritos são operados pela prefeitura. As intervenções propostas visam adequar a produção, construir novos reservatórios, troncos distribuidores e redes de abastecimento, sendo as descritas a seguir:
- Estação de tratamento de água – reforma da estação, incluindo construção de um floculador, melhorias do decantador e inclusão de mais um filtro.
- Casa de química – melhorias nas instalações da casa de química, tanques de dosagem e laboratório, inclusive com aquisição de equipamentos e materiais.
- Tratamento de lodo – construção de unidade de tratamento de lodo com capacidade para 6.500 1/h.
- Elevatória de água tratada – substituição dos conjuntos motor-bomba por três novos conjuntos com potência de 300cv e vazão de 140 1/s e amt 130 com fornecimento e colocação de painel de comando para três conjuntos motor-bomba com inversor de frequência.
- Adutora de água tratada – implantação de nova linha adutora com fornecimento e assentamento de 3.260 metros de extensão e 500 mm de diâmetro em ferro fundido, com o aproveitamento da adutora existente como tronco distribuidor.
- Reservatório – construção de reservatório com duas câmaras de 2000 m3 cada, totalizando 4.000 m3 de reservação nova.
- Tronco distribuidor – implantação de troncos distribuidores principais com fornecimento e assentamento de 1.400 metros de diâmetro de 500 mm em ferro fundido, 1.230 metros no diâmetro de 400 mm em ferro fundido, 3.480 metros no diâmetro de 300 mm em PVC-DEFORO e 1.075 metros no diâmetro de 200 mm em PVC-DEFORO.
- Rede distribuidora – implantação de rede com fornecimento e assentamento de 5.000 metros no diâmetro 150 mm em PVC-DEFORO, 5.000 metros no diâmetro de 100 mm, 3.000 metros no diâmetro de 75 mm, 18.070 metros no diâmetro de 50 mm em PVC-PBA.
- Ligações prediais – instalação de 1.200 novas ligações prediais com hidrômetro, caixa e proteção.
Programa de educação ambiental – visa garantir o repasse de informações necessárias tendo como objetivo contribuir para a reflexão acerca das questões relativas ao meio ambiente, saúde, saneamento e preservação de equipamentos implantados, possibilitando a formação de hábitos e mudanças de atitudes, através de processo educativo e informativo junto à população.
Decom de Itaperuna-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário