CARDÁPIOS INFORMARÃO LEI QUE PUNE POR EMBRIAGUEZ NA DIREÇÃO
Cardápios de bares e restaurantes no estado deverão trazer, em todas as páginas, alerta sobre a existência de lei que pune motoristas que consumam bebida alcoólica. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (04/05), em segunda discussão, o projeto de lei 1.711-A/08, da deputada Graça Pereira (DEM), que obriga a inclusão da frase “O consumo de bebidas alcoólicas implica ao motorista multa, mais perda da carteira de motorista, de acordo com a Lei 11.705/2008” nos menus. O texto também deverá ser afixado em painéis, cartazes e placas localizadas nos balcões de atendimento. “Nosso projeto não é apenas para divulgação da referida lei, mas para criar mais um instrumento na luta da preservação do que nós temos de mais importante: a vida”, defende a parlamentar. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
DEPUTADO BRUNO CORREIA TOMA POSSE NA ALERJ
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), empossou nesta quarta-feira (04/05) o deputado Bruno Correia (PDT), que assumiu uma cadeira na Casa após o deputado Márcio Panisset (PDT) se desligar do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo. “Que Deus lhe dê a determinação e a humildade necessárias ao exercício do cargo público”, saudou o presidente.
ESTADO PODE CRIAR CAMPANHA SOBRE HEPATITE B e C
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (04/05), em primeira discussão, o projeto de lei 2.242/09, que institui no estado uma campanha permanente de esclarecimento e prevenção das Hepatites tipo B e C. O alvo são os profissionais de salões de beleza, como cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, podólogos e manicures. O autor da proposta, deputado Sabino (PSC), explica que se inspirou em pesquisa realizada no Estado de São Paulo pelo infectologista Roberto Focaccia. “A pesquisa avaliou esses profissionais ao longo dos anos de 2006 e 2007 e seu resultado foi surpreendente e alarmante: de cem manicures entrevistadas e que tiveram o seu sangue colhido para análise, dez tinham hepatite. Destas, oito tinham a do tipo B e duas a do tipo C, sempre nas formas mais graves da doença”, cita. O texto foi aprovado com emenda que estende a campanha a estúdios de tatuagem.
A campanha orientará os profissionais quanto à prevenção da hepatite dos tipos B e C em seu ambiente de trabalho, e incluirá informações sobre riscos de contágio, esterilização de material utilizado e identificação de sintomas e, também, sobre a importância da realização de exames periódicos.
CAIXAS FORA DAS AGÊNCIAS DEVERÃO CONTAR COM TELEFONES PARA ATENDIMENTO
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (04/05), em primeira discussão, o projeto de lei 2.925/10, do deputado Dionísio Lins (PP), que obriga caixas eletrônicos situados fora das agências a terem acoplados telefones de emergência. “Muitas vezes, nos finais de semana, os usuários são surpreendidos por travamentos destas máquinas ou com a retenção de seus cartões. Neste momento, não há muito o que fazer senão tentar realizar uma ligação para o banco. Mas e se o cliente não lembrar o número ou se o seu celular não tiver crédito? Como devemos proceder? Esta situação poderá ser, ao menos, registrada pelo cliente quando esta máquina estiver acoplada a um telefone de emergência para que este usuário possa imediatamente comunicar o problema ao banco”, argumenta Lins.
Ascom da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário