Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 9 de maio de 2011

"PREFEITOS QUE APORTARÃO EM BRASÍLIA ESTA SEMANA NÃO CHEGARÃO DE MÃOS ABANANDO"

Segundo Roberto Jefferson (PTB), em seu blogue, "prefeitos que aportarão em Brasília esta semana não chegarão de mãos abanando. Carregam na mala estudo preparado pela Confederação Nacional dos Municípios - que deve ser divulgado nesta segunda - para pressionar o governo em relação aos chamados 'restos a pagar'." 
Preto no branco
Em postagem intitulada "Preto no Branco", Jefferson afirmou ainda que: 
A Confederação apresentará um mapeamento completo - e inédito - dos restos a pagar processados e os não processados do Orçamento Geral da União junto aos municípios, contendo o número de obras paralisadas ou que estão em andamento lento por conta da demora na liberação de recursos.
Outro estudo, da mesma CNM, mostrará que, apesar de a carga tributária ter sido de quase 40% nos últimos anos, estados e municípios vêm perdendo arrecadação em relação à União, que fica com a maior fatia do bolo. A redefinição de um novo pacto federativo, em que o dinheiro seja melhor dividido entre o poder central, estados e municípios, é uma demanda que vem crescendo, inclusive no Congresso.
As insatisfações são tantas que o Palácio do Planalto pode acabar sendo atropelado pela bola de neve que já vai crescendo na esteira das queixas de governadores, prefeitos e bancadas estaduais.
 Comentário da Blogueira:
Outra coisa importante  a ser destacada é que esses prefeitos estão em defesa da Emenda Ibsen Pinheiro, a favor da divisão dos royalties, com o apoio da CNM. Fato que trará um prejuízo enorme para os municípios do Rio de Janeiro.

Segundo matéria do jornal O Dia, de hoje (09), o "Presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), o prefeito de Macaé Riverton Mussi (PMDB) afirma que nenhum município que recebe royalties de petróleo em todo o País apoia a campanha da CNM. Conforme Mussi, os municípios brasileiros têm outras reivindicações mais importantes para discutir com o governo federal."

2 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

Enquanto continuar o reinado da presidência da república, os municípios terão que mendigar junto à mesma o pão-nosso-de-cada-dia.

É uma formula irresistível de suborno dos prefeitos aos projetos eleitorais da presidência.

A solução está na reforma da Constituição, adotando-se o parlamentarismo, estabelecendo-se o voto distrital, criando o imposto único, dando-se a maior parcela do mesmo aos municííos etc. etc. etc.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Luiz Carlos,

De fato, a partir de 88 muitas responsabilidade e obrigações foram imputadas aos municípios sem o correspondente recurso financeiro.
Muito há que se fazer.
Quanto ao imposto único acho q isso levará décadas, o voto distrital, talvez nem tanto... haja vista que a discussão atual parece convergir para isso.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG