De todas as notícias que vi até agora em termos de cursos para Miracema, a que mais me deixou feliz foi a possibilidade de criação de um pólo universitário da UFF em Miracema.
Já que o sonho de Darcy Ribeiro de levar universidades estaduais para o interior parou na UENF, em Campos, a melhor solução são os pólos universitários. A UENF era para ter chegado ao Noroeste fluminense, mas isso não ocorreu, porque após o governo Brizola os outros governos não deram continuidade a tão importante projeto. Afinal, a universidade não tem só o papel de conceder diplomas, formar profissionais, sobretudo tem um papel primordial de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico local e regional.
O Jornal Dois Estados divulgou há pouco, que o prefeito de Miracema esteve reunido com o reitor da UFF, por ocasião da posse do professor Lagoeiro como diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. O que antes era apenas o Curso de Direito, uma extensão da UFF em Miracema, passa agora a ser um Pólo Universitário com mais dois Cursos Universitários. "O assunto foi tratado nesta sexta feira, 01/07, com o Magnífico Reitor Roberto de Souza Salles em Niterói-RJ, a negociação entre Prefeitura e UFF está bem adiantada."
Curioso, é que estava na proposta dos candidatos à direção da Faculdade de Administração, C Contábeis e Turismo a criação de novos pólos universitários. O candidato derrotado, Prof. Martius, da Administração, já havia comentado sobre essa possibilidade. Espero que o professor Lagoeiro patrocine essa conquista espetacular para o povo miracemense.
Curioso, é que estava na proposta dos candidatos à direção da Faculdade de Administração, C Contábeis e Turismo a criação de novos pólos universitários. O candidato derrotado, Prof. Martius, da Administração, já havia comentado sobre essa possibilidade. Espero que o professor Lagoeiro patrocine essa conquista espetacular para o povo miracemense.
O blogue parabeniza o prefeito Ivany Samel e seu filho, o secretário de Planejamento Ivanildo Calor Samel, que tem ótimas relações com o professor Lagoeiro, por pensarem grande e buscarem essa solução maravilhosa.
7 comentários:
Amiga Angeline
Ainda hoje, representante da OAB clamava contra a criação de 36 novos cursos de Direito, aumentando a proliferação deesses cursos que já somavam mais de mil, muito acima do que há em USA.
Disse que os resultados catastróficos dos exmes unificados da OAB, organizados pela FGV, provam ao que servem esses cursos.
Acha que mesmo assim a demanda de advogados no Brasil está plenamente atendida, pelo que se estaria formando muito mais advogados do que nosso mercado carece.
Saberia dizer quantos formandos em direto não exercem a profissão por não conseguirem a carteira da OAB, indispensável para isto?
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Luiz Carlos:
São extremamente pertinentes suas colocações. Não sei se por problema cultural, ou por outros que desconheço, a opção do município foi pelo Curso de direito. Pelo que informara no JDE, serão 2 novos cursos, somados ao existente - C Contábeis.
O mais importante de tudo isso é que Miracema deixará de ser uma extensão para constituir um Pólo Universitário da UFF, umas das maiores universidade do país, pública.
O grande barato da notícia é o polo, que demandara concurso público p professores, não necessitando contar com prof. de Niteroi que vão e voltam toda semana.
Além de ter uma base que poderá estar atuando junto com a sociedade miracemense no desenvolvimento local.
Amiga Angeline
Em princípio as notícias são boas.
Aguademos pelos resultados efetivos.
Entedemos que cursos que dependam da autorização do MEC só deviam ser autorizados dentro de um planejamento daque Ministério, levando em conta não apenas descentralização, como também, a demananda de profissionais, ouvindo-se sempre os órgãos reguladores das profissões e entidades representativas dos respetvos cusos já autorizados.
O que lhe parece mais imprtante a Miracema, Direito ou Pedagogia?
Abraço, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlo/MPmemória.
Luiz Carlos:
O curso de Direito não é problema maior. A minha postagem em particular refere-se ao pólo universitário que é importantíssimo e pode ser criado com ou sem o curso de Direito.
Devolvo a pergunta para vc: o que seria mais interessante a Miracema? Turismo ou Direito?
Amiga Angeline
Também não sabemos, mas certamente o melhor para Miracema é o que mais seu mercado de trabalho demanda.
Que grandes benefícios formar em Miracema profissionais para outros mercados de trabalho?
Não conhecemos que atividades mais pode empregar no momento em Miracema. Certamente não é turismo! Imaginamos o ensino seja o que mais vem empregado de longa data ou não.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Amigos Angeline e Luiz Carlos, o debate de voces esta muito interessante e concordo com seus posicionamentos.
Acredito que se for por ouvir a população, Direito ganhara sempre, devido ao grande numero de Opções de Concursos em que se aceita quem o cursou. Mas tem muitos formados em Subempregos e tantos outros que nem conseguiram a Carteira da OAB.
Ha uma discussão sim sobre abertura de novos Cursos, mas que não vem ao caso neste momento. O que nos interessa e o melhor por nossa Miracema.
Em minha opinião, de muitos anos lidando com Crianças, Adolescentes e Jovens, tanto em Escolas quanto em Consultorio, a Escolha Profissional esta cada vez mais dificil, tamanho o leque de Opções de Profissões e a dificuldade das Escolas/Familias/Sociedade/Governo lidarem com o Ensino Fundamental, grande aliado para um direcionamento aos CURSOS TECNICOS ( Desvalorizados historicamente pela " Escravatura ... " )e deixando a 2ª Escolha, que seria peneirada, para CURSOS UNIVERSITARIOS, a quem realmente tivesse mais certeza da sua Escolha e/ou pudesse ate pagar por seu Curso. Ou o fizesse mais a frente, com mais certeza. O que vejo muito é uma troca imensa de Curso, por esta má Escolha neste Universo imenso e má Orientação, Imaturidade no momento de escolher algo que fara por toda uma Vida, Desconhecimento do Conteudo dos Cursos, Áreas de atuação etc..... E FALTA de PROFISSIONAIS TÉCNICOS no MERCADO DE TRABALHO, que seriam MUITO MAIS BEM REMUNERADOS QUE OS GRADUADOS, UNIVERSITARIOS.
Talvez a UFF esteja pensando nestes Cursos de que falo e não em Graduação longa, o que ja e realidade em seu Curriculum.
O nome POLO UNIVERSITARIO talvez seja por ser patrocinado por uma Universidade.
Temos que ver tambem que, para se formar, mesmo em CURSOS TÉCNICOS, precisa-se passar por ESTAGIOS. Em nossa Região teriamos ( Noroeste ) Empresas, Industrias, Escritorios, Hospitais com Professores, Metalurgicas etc... ) que atenderiam a esta DEMANDA?
Vamos torcer para que venham coisas boas para nossa Miracema, mas sem " atropelamentos ", penso eu, me desculpem.
Abraços,
Rachel de Paula Bruno
Amiga Angeline
Acrescente-se ao nosso comentário a existência de Curso de Direto em Itaperuna, polo capitalzador do Noroeste fluminense.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário