O vídeo acima foi divulgado no Facebook, pelo Jornal Dois Estados, trata-se da reunião ocorrida em 03-ago-2018, por iniciativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMMAM, após reclamação dos proprietários rurais localizados no entorno do local onde estavam as máquinas, da empresa Sousa Peres, para efetivação das obras de construção de um aterro sanitário regional. Muito do que se conhece do assunto hoje foi tratado nesta reunião.
A obra foi iniciada na região do Sombreiro, conforme descreveu à epoca, o amigo e blogueiro Hélcio Menezes, no Facebook, "o aterro é encostado em nascente e em um dos poucos fragmentos de remanescentes da Mata Atlântica que ainda restam no município." Postamos neste blogue à época, veja postamos aqui.
À época, conforme postagem anterior, com o vídeo do vereador Aimoré da Silva Almeida, a obra foi iniciada no local, sem autorização dos órgãos ambientais. Segundo informações obtidas pelo blogue, em virtude desse movimento a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Miracema tomou providências para que a obra fosse paralisada.
No momento, o processo de licenciamento está acelerado no INEA-RJ, apesar do desconhecimento público sobre o tema. Membros do COMMAM e ambientalistas preocupados com a causa, com o apoio dos produtores do entorno têm se mobilizado.
Convido o leitor vagalume para tomarem conhecimento de algumas postagens feitas aqui por ocasião dos acontecimentos. CLIQUE SOBRE OS TÍTULOS ABAIXO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário