Arquivo VAGALUME

sábado, 29 de maio de 2021

DOIS MUNICÍPIOS FLUMINENSES COM BANDEIRA ROXA: QUEIMADOS E MIRACEMA


Como abordado aqui, nas notas de blogue, o município de Miracema vem apresentando um quadro crítico de mortes diárias por COVID, de infectados e sem nenhuma restrição, inclusive com a liberação do ensino híbrido, que mistura ensino presencial e remoto, durante a bandeira vermelha, diferente de outros municípios da região, que optaram por essa prática a partir da bandeira laranja.

Não só pela Educação, é claro, mas pela falta de restrições, além do que costumo denominar "um ir e vir" entre restrições e flexibilições incompatível com o ciclo do vírus. Faltam leitos, tem nova variante mais trasmissível e letal, mas nenhuma medida foi tomada.

Não bastasse isso, as vacinas são poucas e no município tanto a vacinação quanto a informação atuam de segunda a sexta-feira. No caso da informação, insistentemente tem sido apontada nesse blogue como ferramenta fundamental para enfrentar a crise sanitária. No entanto, por falta de vontade política, por falta de diálogo da liderança política com a sociedade, o município recebe diariamente nas redes sociais reclamação por falta de informação sobre a vacinação e digo, até sobre a nova variante. 

Eu aponto esses dados, novamente, porque creio que deva haver a gestão da informação, da liderança, para que não insistam no erro. Parem de qualificar o cidadão crítico como inimigo! 

Para aumentar o desespero da população, no último dia 27 de maio, como se vê no mapa acima, o governo estadual classificou o município por bandeira roxa. O que significa que há um elevado - muito alto - nível de transmissão do vírus Sars-Cov-2 no município. 

Apenas 2 municípios fluminenses estão em bandeira roxa: Queimados, na Baixada fluminense e Miracema, no noroeste fluminense.

Sem mais delongas, o prefeito municipal, Clovinho Tostes, em face disso, publicou na noite do dia 27 a seguinte mensagem em seu perfil no Facebook: "Acabei de chegar de viagem. Amanhã teremos mais uma reunião importante para debater saúde. O momento é de união de todos! Que Deus nos abençoe!"

Ontem, dia 28, as redes sociais já tinham postagens com a tabela de bandeiras dos municípios fluminenses, informando a situação dos dois municípios que exclusivamente estavam no nível mais elevado de transmissão, bandeira roxa.

Imagem postada no Facebook com a seguinte mensagem: "Aí Miracema no topo. Pena que no topo da vergonha!!!!! Classificação Covid".

O que causou grande manifestação de cidadãos miracemenses indignados com a falta restrições e fiscalização, alguns reclamando da falta de consciência da população, outros cobrando atitude do poder público. Falou-se em barreira sanitária, testagem, restrições severas e efetiva fiscalização, que tem sido apontada como inefetiva.

Ontem, no início da tarde, o prefeito informa em seu perfil sobre uma reunião com seus assessores e secretários, inclusive a secretária de saúde, Enfa. Vanessa Gutterres, representando o segmento Saúde.

Reunião citada pelo Prefeito. Foto: do Perfil Clovinho Tostes.

Na postagem Clovinho Tostes faz um aviso com a temática URGENTE: 
"URGENTE
Conforme a maioria já sabe, Miracema está na bandeira roxa e, o Noroeste, em bandeira vermelha. Nesta manhã realizamos uma reunião para adotar medidas urgentes, como testagem em massa na próxima semana, aceleração da vacinação de acordo com a disponibilidade de doses, fechamento de escolas, restrições para os comércios, entre outros.
Aliado a isso, precisamos muito do apoio e atitudes conscientes da população, pois vidas precisam ser salvas".

Nos comentários, cidadãos imploraram por ações: foramrecomendadas a suspensão de uso de quadras esportivas em todos os locais, orientação técnico-científica para o município tomar decisões assertivas e qualificadas, questionado se havia profissional especializado em Saúde Pública na reunião, etc.

A enfermeira Lucinha Faver, servidora municipal da Secretaria de Saúde, comentou o seguinte: "Sr prefeito e Sra Secretária de saúde, me dirijo a vcs com respeito e afirmo que todas as medidas de contençao devem andar a passos largos, vacinação como dito inúmeras vezes ter ritmo maior do que a disseminação do vírus. E fundamental a fiscalização rígida".

Na página oficial do município no Facebook, rede social mais utilizada pela maioria dos municípios, não houve nenhuma informação sobre a alarmante bandeira roxa, seja para orientar do perigo, seja para pedir apoio da população nas medidas preventivas. Apenas, no final da tarde, foi divulgado um novo decreto com medidas de restrição severas. 

Sobre o decreto a próxima postagem se encarregará de abordar. Para quem quiser acessar o conteúdo da norma, clique aqui.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG