Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

N E NOF: SUBSTÂNCIA TÓXICA CONTAMINA O RIO MURIAÉ

A página do Italva em Foco informou que as regiões norte e noroeste fluminense estão em alerta por conta de "um caminhão transportando uma quantidade não determinada até o momento de monoetileno glicol tombou na BR 356, na altura da Curva da Prata, próximo a cidade de Patrocínio do Muriaé, e derramou parte da carga no córrego da pratinha, um curso d'água do Rio Muriaé. Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense podem sofrer os impactos do acidente que ocorreu na madrugada da última terça-feira (26), mas só foi divulgado nesta quarta (27) pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ)".

Segundo a matéria,  o Cemaden-RJ alertou que: "Os municípios fluminenses na região Norte e Noroeste do estado podem sofrer impactos com a contaminação do Rio Muriaé". 

A empresa responsável pelo transporte do material informou ao Italva emFoco que 5mg de monoetilenoglicol ingeridos por uma pessoa adulta é suficiente para matá-la.

O caminhão tinha capacidade para transporte até 32,42 toneladas do produto, que é utilizado para a produção de poliéster, anticoagulante e líquido de arrefecimento. Parte do material foi recolhido pela empresa responsável, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Em nota, o Cemaden-RJ acrescenta que: - A bacia hidrográfica do Rio Muriaé é dividida entre o estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro, sendo a porção fluminense a jusante da mineira. Em situações de contaminação de um corpo hídrico por produtos químicos recomenda-se que a população evite o consumo, o contato com o corpo hídrico em questão e a ingestão de alimentos provenientes do mesmo. Cabe salientar que as medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do corpo hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido. Este centro permanecerá monitorando o evento adverso ocorrido na região. 

Já a Prefeitura Municipal de Italva, no noroeste fluminense, divulgou há pouco uma nota à população informando que o acidente ainda não afetou a região, mas que a CEDAE está monitorando a água constantemente, em todos os municípios a montante, como Itaperuna, onde o resultado é o mesmo. Existe uma previsão de que a água contaminada pelo produto chegue até a região na tarde de quinta-feira, dia 28.


O produto derramado que o caminhão transportava, denominado monoetileno glicol é um dos produtos encontrados na cerveja em Belo Horizonte, recentemente, que causaram mortes e sérias consequências à saúde de quem a consumiu. 

Essa informação foi despertada a essa blogueira, pelo miracemense José Anderson Caveari, o que confirmamos na matéria, que pode ser acessada no link da palavra da substância.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG