Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

MIRACEMA: CONTAS PRA LÁ E CONTAS PRA CÁ, O QUE JUSTIFICA NOVAS SECRETARIAS?

Recentemente, postamos sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ - no sentido da reprovação das contas do município de Miracema referente ao ano de 2020. Acesso ao relatório do TCE-RJ aqui.

Nesse relatório, consta o seguinte quadro relativo aos gastos com pessoal, ano 2019 e 2020:


Ressalte-se que de acordo com o inciso III, b, do artigo 20 da Lei Complementar Federal n.º 101/00, o limite para despesas com pessoal do Poder Executivo corresponde a 54% do valor da Receita Corrente Liquida – RCL. 

Assim, nos dois anos acima representados o município cumpriu esses percentuais, sem muita margem para elevar seus gastos com pessoal.

Tanto assim, que essa semana, no programa "Fala Prefeito", do dia 11-jan-22, ao tratar do tema concurso público o prefeito afirmou que: tinha um pessoal contratado, ..., mas que é impossível fazer o concurso sem demitir esse pessoal, por conta do limite prudencial (citado acima).

Posto isso, surpreendi-me ao visitar a página da Câmara de Vereadores de Miracema, que diga-se de passagem atualizou as atas até o final de 2021, onde encontrei nas últimas atas disponíveis, a aprovação por unanimidade (sic) de projetos de lei de autoria do prefeito que criam 2 secretarias: Emprego e Renda e Esportes, cada uma com um secretário, um coordenador de projetos e um cargo comissionado. Ainda criou um cargo de Assessor Especial do Governo, cuja atribuição é assessorar diretamente o prefeito entre outras coisas. 

A ata do Legislativo está disponível aqui.

O que justificaria a criação de novas secretarias, novos cargos e mais despesas para o município? Qual seria a prioridade do governo?

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG