Pelo acordo, cada companhia desenvolverá capacidades fundamentais nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia. Objetivo é aumentar proteção, segurança e qualidade de vida da população.
O governador Cláudio Castro assinou, nesta terça-feira (01/02), protocolo de intenções para iniciar um estudo de soluções conjuntas com empresas italianas para transformar o Rio de Janeiro em modelo de cidade inteligente, segura e resiliente. O memorando foi assinado por representantes das companhias Enel X Brasil, Leonardo e TIM - três referências mundiais nos setores de energia, mobilidade elétrica, tecnologias, conectividade e segurança cibernética.
A assinatura é a concretização do anúncio da parceria feita pelo governador e a vice-ministra de Economia e Finanças da Itália, Laura Castelli, durante missão oficial na Itália, em novembro do ano passado. Também estavam presentes na cerimônia, no Palácio Guanabara, o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, o secretário de Ciência e Tecnologia (Secti), Dr. Serginho, o embaixador da Itália, Francesco Azzarello, e o cônsul-geral, Paolo Miraglia.
- A proposta é fazer um grupo de trabalho integrado para direcionar os investimentos, porque não adianta investir onde a economia não está circulando. Nosso objetivo é lidar com essa responsabilidade de organizar o terreno. A Itália é uma nação irmã e é muito importante que esse processo seja consolidado com o parceiro certo - afirmou o governador Cláudio Castro.
Pelo acordo, cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades fundamentais nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma cidade conectada, além de contribuir de forma eficiente para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos. Além disso, deverão fornecer produtos e serviços que impulsionem a indústria brasileira.
- Neste momento de retomada do Rio de Janeiro, essa parceria é fundamental para ajudar no crescimento do nosso estado. Novas soluções tecnológicas são boas ferramentas para a atração de investimentos. E vamos continuar na busca de novas alavancas para o desenvolvimento do Rio de Janeiro - disse o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho, o protocolo de cooperação técnica vai permitir mais acesso da população à tecnologia, inovação e informação.
- O Estado do Rio de Janeiro, em um movimento histórico, assina um protocolo de cooperação técnica com as maiores empresas de tecnologia da Itália. O governador Cláudio Castro, juntamente com a Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia, e com as empresas Enel X, Leonardo e Tim, hoje avançam nesta expansão. Esse é um sinal de que a gente está no caminho certo do desenvolvimento tecnológico - ressaltou Dr. Serginho.
--
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário