Cine Icaraí, projeto de restauro. Foto divulgada no Facebook por André Diniz |
O INEPAC, órgão responsável pela preservação do patrimônio histórico da Estado, acaba de aprovar por unanimidade o projeto de restauro do Cinema Icarai. Um golaço para a cidade de Niterói e para os amantes da cultura. Esse enredo começou com o ex-prefeito Rodrigo Neves que assumiu a responsabilidade de devolver o histórico cinema à cidade.
A aprovação do projeto pelo INEPAC é um exemplo de esforço coletivo em prol de Niterói que uniu as lideranças do prefeito Axel Grael e do reitor @antonioclaudionobrega da nossa querida UFF - Universidade Federal Fluminense.
A cidade ganhará uma sala de cine- concerto, uma sede para a orquestra Sinfônica Nacional da UFF, com toda estrutura necessária, mais três salas de cinema e três restaurantes. A sala de concerto será toda preservada em seu estilo art déco.
O restauro será acompanhado de um livro em co-produção com o INEPAC e com um documentário para registrar a memória afetiva do niteroiense com o espaço.
Parabéns para toda a equipe da Prefeitura de Niterói, em particular o DEPAC, na figura da Fernanda Couto Teixeira, a EMUSA, e aos funcionários da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE).
Segundo informações do André Diniz, que divulgou essa informação no Facebook e tem se empenhado para que esse momento chegasse, a obra de restauro está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano e com previsão de término para 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário