Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 17 de março de 2023

MIRACEMA: "SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE INSTALA PLACAS EM PONTOS VICIANTES DE DESCARTE IRREGULAR DE LIXO"

 


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Miracema (SEMMAM) divulgou mais uma atitude em relação ao descarte de lixo na cidade.


O que observo é que apesar de estar chegando ao fim o segundo mandato do governo municipal, com um mau histórico na questão dos resíduos sólidos, algo deve ter ocorrido para trocar o secretário e começar a apresentar ações na coleta de lixo e agora sinalizar área onde é proibido jogar lixo na cidade. Não é uma crítica exatamente, ao contrário, é um espanto, uma surpresa, num governo que esperou chegar perto do fim do mandato para tomar providências. Sendo que houve denúncias e órgãos de controle certamente cobram ações. 

Desconheço que o município tenha um Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos, que é fundamental. Estranha observar que inesperadamente haja tantas ações, que até então eram inexistentes. Lixo e limpeza urbana nesse governo não foi um setor de boa gestão, é público e notório.

Pergunta que fica no ar: se o município não tem o dever de retirar entulhos, se resíduos de podas de árvores e folhas resultantes de limpeza obrigatória de terrenos e quintais não são coletados pelo município e nem reaproveitados por compostagem, como é recomendado?

Se os locais irregulares estão sob sinalização e creio fiscalização, como o cidadão fará? 

Sem considerar que tem cidadão que não tem como arcar com carreto de folhas e árvores.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente participa da discussão sobre o tema?

Como sabemos que o governo é refratário à participação popular, vejo com preocupação essa movimentação abrupta da SEMMAM no município.


LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG