Arquivo VAGALUME

sábado, 8 de abril de 2023

MIRACEMA: GRUPO ESCOLAR BUARQUE DE NAZARÉ

 


Essa fotografia foi postada nesse blogue em julho de 2009, há mais de uma década portanto. Foi cessão da neta do autor da fotografia, Diana Agrícola do Amaral. A cessão foi de um conjunto de fotografias de Miracema da década de 1920.

Observa-se a Igreja Matriz com um visual diferente do atual, a casa que existia em frente à Igreja e foi desmanchada por ocasião da construção da Praça Ary Parreiras. O que acarretou muitas desavenças entre o prefeito da época, Altivo Linhares, e o proprietário do imóvel, Sr. Nacif.

O motivo da nossa postagem é o Grupo Escolar Buarque de Nazaré à direita. A título de comparação, nesse mesmo local, hoje é a residência do médico Carlos Barbuto.

Essa informação me foi passada pelo miracemense Carlos Augusto Tostes de Macedo, que morou na casa ao lado do grupo escolar, que depois foi transferido para o local onde hoje tem um terreno, do lado da casa que pertence ou pertencia ao Banco do Brasil, onde moraram, conforme foi informado Sr.Orlando de Martino e Dona Manira Abo-gaux.

Grupo Escolar Arthur Bernardes, Palma-MG, 1930. Acervo do Arquivo Público Mineiro. Cedida por Beto Metri.

Recentemente, postamos imagem de um grupo escolar na vizinha cidade de Palma que também leva o nome de Buarque de Nazaré (imagem acima).

São grupos escolares e fotografias da mesma época. Surgiu a curiosidade de saber quem é o patrono desses grupos escolares. 


QUEM FOI BUARQUE DE NAZARÉ?

Fonte: GeneaMinas. Disponível em: https://www.geneaminas.com.br/genealogia-mineira/galeria.asp?codpessoa=444245 . Acesso em: 08-abr-2023.

Ao que tudo indica, pela contemporaneidade dos grupos escolares com o biografado pelo CPDOC-FGV, o patrono dos grupos escolares que existiram pelo noroeste fluminense e zona da mata mineira é:

NAZARÉ, Buarque de *dep. fed. RJ 1918-1923; const. 1934.

Antônio Barbosa Buarque de Nazaré nasceu em Recife no dia 13 de setembro de 1870, filho de João Barbosa de Lima e de Francisca Aguiar Buarque.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Recife em 1890.

Promotor público e juiz municipal no estado do Rio de Janeiro, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Itaperuna. Em 1914 elegeu-se deputado estadual no Rio de Janeiro, tornando-se líder na Assembléia Legislativa. Vinculado à corrente política encabeçada por Nilo Peçanha, foi eleito deputado federal pelo estado do Rio, deixando a Assembléia fluminense em dezembro de 1917 e tomando assento na Câmara dos Deputados em maio do ano seguinte. Em 1920 reelegeu-se deputado federal para a legislatura de 1921 a 1923.

Após a Revolução de 1930, concorreu, no pleito de maio de 1933, a uma cadeira de deputado à Assembléia Nacional Constituinte pelo Rio de Janeiro na legenda do Partido Popular Radical (PPR), conseguindo a primeira suplência. Em virtude do falecimento do deputado Inácio Veríssimo de Melo, ocupou uma cadeira na Constituinte desde sua abertura, em novembro de 1933, participando dos trabalhos de elaboração da nova Carta, promulgada em julho do ano seguinte. Assim como os demais constituintes, teve seu mandato prorrogado até maio de 1935, quando deixou a Câmara Federal.

Faleceu em dezembro de 1937.

Era casado com Antônia Augusta Garcia, com quem teve cinco filhos.

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais (1); CÂM. DEP. Deputados; Câm. Dep. seus componentes; GODINHO, V. Constituintes; Ilustração brasileira (10/22).

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG