Arquivo VAGALUME

terça-feira, 17 de outubro de 2023

MIRACEMA: DUPLICARAM OS BUEIROS DA RJ 116, EM VENDA DAS FLORES... E AÍ?

Enchente de 1952 em Miracema, na Praça Josefina de Barros Tostes, mais conhecida por Praça do Marcelino. Fonte: Blog Tadeu Miracema.

Foi realizada uma audiência pública em Miracema, no ano passado, onde foi discutido sobre a duplicação dos bueiros, da drenagem da estrada RJ 116, na altura da Serra de Flores, 3o. distrito de Miracema, quando da reforma da estrada, mas que não ficou esclarecido quais os riscos para momentos de eventos extremos na cidade.

A imagem que ilustra essa postagem é de 1952, todo miracemense sabe de inúmeras enchentes, que ciclicamente acometem a cidade. Com eventos extremos, trombas d´água, por exemplo, por muito tempo a drenagem da referida estrada, construída na década de 1970, vinha funcionando.

Com as mudanças climáticas recentes, que causam seca no Norte do Brasil, onde se encontram os maiores rios; enchente na região Sul; o que poderá ocorrer em Miracema, com o agravante de que a drenagem da estrada, alterada e ampliada, aumentando assim a velocidade com que a água desce rumo ao leito do Ribeirão Santo Antônio, que serpenteia por toda a cidade?

A blogueira pediu cópia da ata da audiência pública para o Legislativo miracemense, que não respondeu. Com a boa vontade de um vereador isoladamente recebemos cópia do documento público.

Enviamos solicitação ao Prefeito de Miracema e ao Presidente da Câmara sobre as ações que foram tomadas após a Audiência pública, haja vista que o engenheiro Dr. João Carlos Carvalho teceu vários comentários e deixou claro que precisavam ser feitos estudos para garantir as consequências da referida alteração. DER-RJ, município, câmara, governo do estado precisam deixar claro, com segurança técnica, o que os técnicos da estrada não proporcionaram, sobre os riscos que a cidade está exposta.

Responsabilizar o estado, caso aconteça alguma tragédia anunciada; reunir técnicos e fazer os estudos; com controle e participação social é o mínimo que se espera.

No último evento extremo, a cidade teve atingidos pela enchente mais da metade dos residentes.

Onde ficam os órgãos de controle? Onde ficam os conselhos municipais? Alô, MP! Alô, OAB, onde está a atuação pelo interesse público e em defesa da democracia?

A inércia e o silêncio não me intimidam, só servem para mostrar o nível de comprometimento do poder público constituído com a população.

LEIA TAMBÉM...




Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG