Enchente de 1952 em Miracema, na Praça Josefina de Barros Tostes, mais conhecida por Praça do Marcelino. Fonte: Blog Tadeu Miracema. |
A imagem que ilustra essa postagem é de 1952, todo miracemense sabe de inúmeras enchentes, que ciclicamente acometem a cidade. Com eventos extremos, trombas d´água, por exemplo, por muito tempo a drenagem da referida estrada, construída na década de 1970, vinha funcionando.
Com as mudanças climáticas recentes, que causam seca no Norte do Brasil, onde se encontram os maiores rios; enchente na região Sul; o que poderá ocorrer em Miracema, com o agravante de que a drenagem da estrada, alterada e ampliada, aumentando assim a velocidade com que a água desce rumo ao leito do Ribeirão Santo Antônio, que serpenteia por toda a cidade?
A blogueira pediu cópia da ata da audiência pública para o Legislativo miracemense, que não respondeu. Com a boa vontade de um vereador isoladamente recebemos cópia do documento público.
Enviamos solicitação ao Prefeito de Miracema e ao Presidente da Câmara sobre as ações que foram tomadas após a Audiência pública, haja vista que o engenheiro Dr. João Carlos Carvalho teceu vários comentários e deixou claro que precisavam ser feitos estudos para garantir as consequências da referida alteração. DER-RJ, município, câmara, governo do estado precisam deixar claro, com segurança técnica, o que os técnicos da estrada não proporcionaram, sobre os riscos que a cidade está exposta.
Responsabilizar o estado, caso aconteça alguma tragédia anunciada; reunir técnicos e fazer os estudos; com controle e participação social é o mínimo que se espera.
No último evento extremo, a cidade teve atingidos pela enchente mais da metade dos residentes.
Onde ficam os órgãos de controle? Onde ficam os conselhos municipais? Alô, MP! Alô, OAB, onde está a atuação pelo interesse público e em defesa da democracia?
A inércia e o silêncio não me intimidam, só servem para mostrar o nível de comprometimento do poder público constituído com a população.
LEIA TAMBÉM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário