Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

MIRACEMA: ILUMINAÇÃO DE LED NAS RUAS DA CIDADE AGRADA A POPULAÇÃO

 



O miracemense Emerson Luis Pereira, da Casa Mascote, divulgou na sua rede social as imagens acima, da Rua Barroso de Carvalho (antiga Rua dos Coronéis), no Centro Histórico da cidade de Miracema, com a nova iluminação de LED.

A população tem recebido bem a iluminação mais clara e que traz mais segurança às vias públicas da cidade. Além disso, a tendência de uso dessa tecnologia na iluminação urbana é por conta da redução no consumo de energia.

Segunda a Folha de Italva,  As lâmpadas de LED são eletrônicas e a tecnologia, que envolve o produto, proporciona que elas durem até 50 vezes mais que outros tipos de lâmpada, além de gerar uma economia de energia de até 80%. A economia para os cofres públicos com a modernização chega a 80% na utilização da energia elétrica, com baixos custos de manutenção, além da melhora nas condições de segurança das pessoas e na visibilidade noturna.

Não foi divulgado ainda de onde vem o recurso para a instalação de lâmpadas de LED em Miracema. Em Campos dos Goytacazes e Cardoso Moreira, o projeto “Procel Reluz”, do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense – Cidennf, que promoveu a mudança.

Há pouco mais de um século, a cidade que ainda era distrito de Santo Antônio de Pádua, recebia iluminação a gás ou a lampião. Em 1912, foi implantada no distrito a iluminação pública, tendo seus serviços planejados pela Cia. Força e Luz do Norte Fluminense. Segundo apontamento de Tadeu Miracema, em seu blogue:

Só em 1912 os Lampiões Belgas foram substituídos por lâmpadas de acetileno, que deram um resultado deslumbrante, já que os focos de carbureto produziam uma claridade superior “cinco vezes mais” que a luz dos Lampiões. A iluminação no Brasil data de 1879, quando foi inaugurada na Estação Central da Estrada de Ferro Dom Pedro II, atual Central do Brasil, no Rio, seis lâmpadas do tipo Jablochoff; oficialmente o Imperador inaugurou em 1883, em Campos, o primeiro serviço público municipal de iluminação elétrica do Brasil e da América do Sul. No início do ano de 1913, o assunto predominante no distrito de Miracema era a construção da Usina Hidrelétrica que estava sendo construída em Comendador Venâncio, distrito de Itaperuna, pelo engenheiro francês Julien Derene.

Julien Derene, ou Durene, foi homenageado com nome de rua, segundo dados de Logradouros de Miracema. 

A título de ilustração, fornecemos a seguir o quadro com dados do Consumo da Energia Fornecida pela Norte Fluminense, empresa de energia, no município em meados da década de 1930.

Fonte: RIO DE JANEIRO. MIRACEMA: Memória da Fundação desse Município Fluminense. Departamento de Estatística e Publicidade, 1936.

No distrito sede havia 198 lâmpadas públicas instaladas e 2.185 lâmpadas privadas. O distrito de Venda das Flores não tinha lâmpada pública e Paraíso do Tobias tinha 20 lâmpadas.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG