Foto: DW |
Típico do neoliberalismo que tomou conta do cenário desde a década de 1970, no período caracterizado por uma crise econômica de superprodução, a famosa crise do fordismo, a privatização de serviços públicos para reduzir o tamanho do estado iniciou-se sob a gestão de Margareth Thatcher, na Inglaterra. Foi na década de 1990, primeiro na Europa, no Reino Unido, depois nos EUA, gestão Ronald Reagan, que entre outras ações, as privatizações de serviços públicos tomaram conta do cenário.
No entanto, mais de 30 anos se passaram, faz tempo que na própria Inglaterra observou-se que a privatização não resultou em bons serviços, ao contrário. Foram observados baixos investimentos pelas empresas privadas, aumento de tarifas, má prestação de serviços etc.
Segundo o jornal DW:
Os serviços ferroviários do Reino Unido foram privatizados em meados da década de 90, no governo do premiê conservador John Major, embora a rede ferroviária tenha permanecido em mãos públicas, administrada pela Network Rail.Uma lei aprovada em novembro abriu caminho para que as 14 operadoras ferroviárias do país fossem colocadas novamente sob controle público quando seus contratos expirassem – todos eles terminarão no máximo em 2027 – ou antes, em casos de desempenho insatisfatório.No caso da South Western Railways, a concessão expirou. Os serviços das operadoras Southeastern e Eastern devem ser nacionalizados até o final de 2025. Todas as operações serão assumidas pela nova estatal Great British Railways.Quatro operadoras já haviam sido colocadas sob controle público devido ao mau desempenho, mas essas medidas eram originalmente temporárias.
[...]A secretária Heidi Alexander afirmou que a reestatização das operações ferroviárias acabará com "30 anos de fragmentação", mas ressaltou que a mudança levará tempo.O governo trabalhista afirma que a reestatização economizará até 150 milhões de libras (R$ 1,1 bilhão) por ano em compensações pagas às operadoras ferroviárias.Os sistemas ferroviários de Irlanda do Norte, da Escócia e do País de Gales são todos controlados pelo Estado.Na Alemanha, a maioria dos trens e da infraestrutura ferroviária é de propriedade da empresa Deutsche Bahn (DB), que é controlada pelo governo.
Recomendo a leitura da matéria completa aqui.
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