Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 14 de junho de 2021

ITAPERUNA: RETOMADA DAS ATIVIDADES ESCOLARES DE FORMA HÍBRIDA

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Educação - SEMED, informa à população sobre a retomada das atividades presenciais em modelo híbrido nos estabelecimentos de ensino do município, nas condições dadas no decreto.

Está autorizado o retorno das aulas presenciais, de forma gradativa, e com a capacidade máxima inicial de recebimento de alunos e alunas para atividades com percentual de acordo com o plano de retomada de cada estabelecimento de ensino, sendo iniciada a gradação com 30% da capacidade, sempre condicionado o retorno à aprovação pelo Comitê.

Para mais informações acessem:

Hoje, a Prefeitura divulgou que a SEMED emitiu resolução liberando retorno das atividades presenciais também nas escolas privadas.

A Secretaria Municipal de Educação emitiu ontem, 13 de junho, uma nova resolução (Resolução Semed 01/2021 de 13/06/2021) em relação à retomada das aulas das instituições de ensino privada do município de Itaperuna. O documento traz os protocolos sanitários que deverão ser seguidos, como a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção por todos os servidores, colaboradores e alunos, e orientações para as atividades presenciais com alunos.


As instituições estão livres para retornar com as aulas de forma híbrida (presencial ou remota) ou remota a partir de hoje, 14 de junho, desde que o seu plano tenha sido aprovado pelo Comitê de Acompanhamento e Aprovação de Planos e Projetos.

Leia o documento na íntegra através do link: https://itaperuna.rj.gov.br/.../resolucao-semed-01-2021.pdf



NOTA DO BLOGUE:


Como já informado neste blogue, o município de Itaperuna, apesar de orientação do MP para retomar as atividades, realizou reuniões com vários setores envolvidos, que levaram ao decreto supracitado. Como a maioria dos municípios do noroeste fluminense, ficou estabelecido que só seriam retomadas as atividades escolares pelo sistema híbrido a partir do momento em que o município alcançasse a bandeira laranja, de risco moderado de contaminação, o que é a realidade no momento, apesar da região noroeste como um todo estar em bandeira vermelha, são nove municípios nessa situação, de risco alto de contaminação. Além disso, após essa mudança de status, o município aguardaria 15 dias de bandeira laranja para iniciar as atividades.

Por outro lado, não se falou em vacinação do profissionais de educação para a retomada, nem em Itaperuna e nem em nenhum outro município, entre os que tomamos conhecimento. Coincidiu da vacinação alcançar, algumas cidades, no roteiro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, do Ministério da Saúde, a categoria dos cidadãos com comorbidades, que contemplou com a primeira dose alguns profissionais da educação, além da própria categoria já estar sendo vacinada em algumas cidades com a primeira dose, não é o caso de Itaperuna.

Além do mais, hoje foi publicada uma matéria onde 2 Cientistas da USP alertam sobre a necessidade de vacinação de crianças. A matéria e o vídeo da discussão podem ser vistos aqui. 

Eles afirmam que o país já está numa terceira onda, que diferentemente das outras, surge no Sul, em direção ao Sudeste e o Centro-oeste. A epidemiologista Ethel Maciel diz que "há enorme preocupação com a variante Delta, conhecida também como Variante Indiana, que está reduzindo a proteção da primeira dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer de 70%-80% para 30%. Como a vacinação da segunda dose das duas vacinas está a 12 semanas da primeira, o risco de impacto da Variante Delta com força no Brasil o risco de agravamento da pandemia é enorme".

Já o virologista Eurico Arruda afirma que "o país está de fato ingressando na terceira onda da Covid-19, o uso de máscaras é fundamental e capaz de evitar 95% das transmissões e é necessário incluir com urgência todas as crianças na vacinação contra o vírus". Arruda alerta que "Elas excretam vírus assintomaticamente". 

Comentando sobre um estudo realizado, onde foi detectado vírus nas amígdalas, complementa: 
"Essas crianças estão indo para a escola e transmitindo para as professoras, que levam para suas casas e assim vai. Isso quer dizer que as crianças são uma população que precisará ser vacinada. E não apenas as de 12 anos para cima, mas todas - no nosso estudo, todas as crianças estavam na faixa de 5 a 9 anos de idade."
Posto isso, fica a pergunta: será que é o momento de retomar essas atividades? O que justificaria? Não ouvi ainda um argumento suficiente!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG