Cerca de 150 produtores rurais, técnicos e especialistas em questões ambientais do governo estadual e secretários municipais de praticamente todo o Noroeste Fluminense participaram, nesta segunda-feira (dia 1º), do Fórum sobre Estratégias Regionais para o Desenvolvimento Rural Sustentável e para Criação de Unidades de Conservação Ambiental, promovido em conjunto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de Miracema e pela Associação Estadual dos Municípios (Aemerj), com apoio da Secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O evento foi realizado no Centro Cultural Melchíades Cardoso e aberto oficialmente pelo prefeito Ivany Samel. Na ocasião, os participantes fizeram vários questionamentos aos palestrantes sobre as dificuldades financeiras e entraves burocráticos que os pequenos proprietários rurais, principalmente, enfrentam para ajudar ainda mais na luta pela preservação do meio ambiente. Além da falta de recursos financeiros para atender as detalhadas exigências legais, eles denunciaram o avanço dos caçadores de animais silvestres em decorrência da falta de policiamento, bem como os indivíduos que entram nas pequenas matas que ainda restam na região para retirarem palmito ilegalmente.
O prefeito Ivany Samel, que também é proprietário rural e conhece de perto os problemas enfrentados pelos produtores de Miracema e demais municípios do Noroeste, garantiu amplo apoio às iniciativas pela conservação ambiental.
Por sua vez, o secretário miracemense do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Emerson Luiz Pereira, disse, ao final do fórum, que “estamos dando o primeiro importante passo para reverter esse quadro de dificuldades e criar condições para termos uma vida mais saudável e gerar mais renda para o meio rural de toda a região”.
Já a coordenadora da Aemerj, Janete Abrahão, falou da sua esperança em conseguir avanços importantes na luta preservacionista, com a realização de eventos como este da Semana do Meio Ambiente em Miracema. – APN.
As palestras, seguidas de debates sobre os temas abodados no Fórum sobre Estratégias Regionais para o Desenvolvimento Rural Sustentável e para Criação de Unidades de Conservação Ambiental, foram as seguintes: 1) “Reserva Particular de Patrimônio Natural, com Roberta Guagliardi, coordenadora do Núcleo de RPPNs do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e Deise Moreira Paulo, diretora da Associação Patrimônio Natural do Rio de Janeiro; 2) “Estratégias Regionais para Criação de Unidades de Conservação Ambiental, como Eduardo Lardosa, diretor de Áreas Protegidas e Biodiversidade do Inea, e Evandro Sathler, analista de Projetos Especiais da Superintendência de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Ambiente; 3) “Projeto Rio Rural GEF, com Elma Maria Dias, assessora financeira do projeto.
Redação e imagem: ASCOM DA PMM, cujo Diretor de Comunicação Social é o jornalista miracemense José Renato Martins Mercante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário