Segundo informações divulgadas pelo Banco Central houve aumento de quase 40% nas reclamações (julgadas procedentes) sobre cobranças indevidas, na comparação com os primeiros cinco meses de 2009 e o mesmo período de 2008.
Isso sugere que o consumidor deve ficar a cada dia mais atento ao seu extrato bancário, conferindo-o pelo menos semanalmente. Qualquer ocorrência estranha, ou que não seja compreendida pelo consumidor, deve ser imediatamente reclamada com o banco, para que possa esclarecer e/ou corrigir.
"Elisa Novais, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), lembra que a reclamação ao banco deve ser formalizada por escrito, com uma cópia protocolada e devolvida ao consumidor. Segundo a advogada, o valor debitado indevidamente deve ser devolvido em dobro, como determina o Código de Defesa do Consumidor. Caso o débito indevido tenha causado outra despesa, como a ocorrência de juro sobre um eventual saldo devedor, os juros também devem ser estornados."
Fica aqui um alerta. Se as reclamações aumentaram significa, no mínimo, que o consumidor está mais alerta.
Os bancos mais bem geridos recebem bem as reclamações, para que possam aperfeiçoar seu trabalho e corrigir imperfeições, já os outros não veem com bons olhos.
Os consumidores que quiserem encaminhar reclamações ao BC podem fazê-lo pela internet, no site www.bcb.gov.br.
Com informações do PORTAL DO CONSUMIDOR do Governo Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário