O prefeito de Porciúncula, Antonio Jogaib, participou da cerimônia que marcou a renovação do convênio firmado com o Governo do Estado em benefício do Hospital do município, através do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI). O evento aconteceu na quinta-feira (16/2), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro. O novo convênio foi assinado pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.
O prefeito Antonio Jogaib destacou a importância do apoio do Estado aos hospitais do interior.
- A renovação da ajuda aos hospitais é um ato muito importante do governador, pois o hospital de Porciúncula, em particular, vive uma crise financeira gravíssima – disse o prefeito.
O convênio representa uma ajuda mensal em torno de R$ 30 mil para o Hospital de Porciúncula e mais R$ 12 mil para a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com informações tanto do hospital, quanto da Secretaria Municipal de Saúde, os repasses referentes aos meses de novembro e dezembro de 2010 ainda não foram creditados. Já a Secretaria de Estado de Saúde informa que situação será regularizada em breve.
Além da renovação nos moldes atuais, o PAHI foi ampliado (PAHI-Regional) de forma a atender também aos Hospitais de Referência Regional do Interior como, por exemplo, o São José do Avaí (HSJA), em Itaperuna, o que significa melhores condições de atendimento para os municípios vizinhos, que necessitam encaminhar seus pacientes para o HSJA para tratamento de casos mais específicos.
- Nesta nova etapa do PAHI, estamos investindo nos hospitais regionais, que são polos para outros municípios, para que assim possam atender pacientes da região onde estão localizados - explica o secretário Sérgio Côrtes.
O PROGRAMA: O PAHI foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), em 2009, com objetivo de fomentar, em parceria com as prefeituras, a organização da atenção à saúde por regiões, com a qualificação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto contemplou até agora 64 municípios com ou sem unidades hospitalares, beneficiando atualmente unidades que mantenham no mínimo 60% de seus leitos disponíveis para usuários do SUS, desde que públicos ou filantrópicos, e localizados em cidades com até 115 mil habitantes.
O prefeito Antonio Jogaib representou Porciúncula no evento juntamente com o secretário municipal de Saúde, José das Graças Monteiro e o assessor especial de Gabinete, Magno Brazolino de Almeida.
DECOM - Prefeitura de Porciúncula, com divulgação pelo Noroeste on line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário