Prof. Oraide sentada, ao lado do Prof. Hermes. Década de 50, do séc. XX. Foto: Arquivo do CNEC Miracema-RJ. |
Acabei de tomar conhecimento do falecimento da ilustre professora ORAIDE ALVES DA SILVA. Dona Oraide, como era respeitosamente chamada, viveu na Fazenda Boa Vista e também morou na Praça Ary Parreiras, numa daquelas casas ao lado do atual Solar Dona Brasileira, com sua mãe, conhecida por "Dona Docha". Estudou no Colégio Miracemense, deu aula na escola daquela fazenda, foi diretora do Colégio Estadual Deodato Linhares e do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças e, também, foi uma das fundadoras da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho. Formou-se em Direito e Filosofia. Foi professora de várias escolas. Há bastante tempo residia na Rua Barroso de Carvalho, na companhia da amiga e professora Adiléia.
Dona Oraide é considerada um ícone da educação miracemense. Quem a conheceu, além de uma vida de retidão e respeito, somada à competência profissional e cultura, até mesmo por sua postura gozava de todo respeito e admiração.
Dona Oraide estava adoentada há alguns anos, faleceu hoje com mais de 90 anos.
É considerada uma figura ilustre e histórica da cidade de Miracema. Foi a primeira professora do saudoso deputado Luiz Fernando Monteiro Linhares, ainda na Fazenda Boa Vista.
No Colégio Estadual Deodato Linhares, que dirigiu desde sua criação, foi homenageada com o nome da biblioteca.
Aos amigos e parentes o blogue envia seus votos de pesar. Primeiro foi dona Áurea Bruno, agora Dona Oraide. A educação e a cultura miracemenses estão de luto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário