Apesar do premiado ter sido o Mineiro Pau de Santo Antônio de Pádua, a apresentação do boi pintadinho de Miracema, cidade vizinha, foi muito citada nas redes sociais pela bela apresentação na cerimônia de entrega do Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2011, que aconteceu ontem no Teatro Municipal do Rio.
Boi Pintadinho de Miracema. Foto: Sebastião Marinho, copiada literalmente do Portal R7, coluna da Hildegard Angel |
Ontem à noite, através do Twitter "@culturarj", que estava divulgando naquela rede social o evento, foi anunciada a bela apresentação do Boi Pitandinho de Miracema. Para mim foi uma surpresa, já que nem sabia do evento e muito menos da participação dessa importante manifestação da cultura popular miracemense em tão grandioso evento.
As informações, divulgadas no sítio da secretaria de cultura do estado do RJ, dão conta de que foi uma grande festa em que o "ator Lucio Mauro Filho encarnou um bem-humorado mestre de cerimônias". A mesma fonte afirma que "os indicados em cada uma das 18 categorias revelaram, em seu conjunto, um mapa abrangente da cultura fluminense hoje."
"O Boi Pintadinho de Miracema". Foto: Sebastião Marinho, do Portal R7. |
Segundo a matéria da secom, a secretária de cultural do ERJ, Adriana Rattes, disse: “É uma honra poder reeditar esse Prêmio, que revela um grande leque de manifestações relevantes. O que ele coroa, afinal, é a mistura do mainstream com a vanguarda, da tradição popular com o high tech, do que é produzido na capital e nos municípios do interior".
"Com o tema “Navegar é preciso”, a festa teve contornos multimídia. Um telão apresentou, durante todo o evento, um mar de imagens e vídeos, amparados pelo visual da web. No palco, grupos como o Boi Pintadinho de Miracema e a Companhia de Dança Renato Vieira fizeram apresentações."
Na categoria Patrimônio Imaterial, o premiado foi o Mineiro Pau de Santo Antônio de Pádua. "O Mineiro Pau, através de Mestre Nico e de seus participantes, vem dando continuidade a este legado. Através de apresentações locais e regionais, mostra danças de pares soltos envolvendo homens, adultos e crianças."
O Boi Pintadinho de Miracema, encontro de Pontos de Cultura. Foto: Secom da Secretaria Estadual de Cultura do RJ |
Como divulgou o jornalista Renato Mercante, no Canal Imprensa, os indicados ao prêmio na categoria "Patrimônio Imaterial" eram: Ciranda de Tarituba, Mineiro Pau e Dona Maria Ana. Sobre o prêmio o Canal Imprensa divulgou que "em 2010, a Secretaria e o Conselho estaduais de Cultura decidiram unificar três prêmios - Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro - e criar o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Quinze categorias, de cultura a moda e gastronomia, foram contempladas naquela primeira edição.
O noroeste fluminense tem uma rica cultura popular e o mineiro pau e boi pintadinho são marcantes. Em 2001, Miracema também ganhou um prêmio, à época denominado "Prêmio Estácio de Sá", por um belíssimo trabalho do Centro Cultural Melchíades Cardoso sobre a história da emancipação político-administrativa de Miracema, através de posters. O prêmio, recebido pelo diretor do centro de cultura da época, Marcelo Salim de Martino, foi um dos recursos utilizados na aquisição de um imóvel e que viabilizou a ampliação e construção do atual e maravilhoso Centro Cultural de Miracema, que é considerado o melhor e mais organizado da região Noroeste fluminense.
O blogue faz esse registro e parabeniza paduanos e miracemenses. Os primeiros pelo prêmio e alcance dessa importante categoria "patrimônio imateriral" para o Mineiro Pau. E aos miracemenses, por estarem levando a cultura e o nome de nossa cidade cada vez mais longe.
3 comentários:
Que bacana isso!
Que bacana isso!
o melhor desse blog é a divulgação da cultura de Miracema. parabéns
Postar um comentário