Artistas Latinoamericanos se apresentarão no campus Itaperuna
Dia 15 de agosto, de 14 às 22h. o Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Itaperuna sediará um evento cultural com a presença de artistas de renome internacional que movimentarão um amplo e variado cardápio cultural com exposições de artes visuais, apresentações musicais e oficinas, que se estenderão durante o dia. O encerramento será à noite com apresentações musicais e uma mesa redonda com o tema “Integração Cultural Latino-Americana”, onde os artistas apresentarão seus poemas e composições musicais de sua autoria, bem como de consagrados autores latinos. Também estarão presentes, expondo livros e cds, nacionais e estrangeiros, quatro editoras: Instituto Cubano do Livro, Editora Inverta, Associação Cultural José Marti, do Rio Grande do Sul, Livraria do Péricles, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ).
O “Arte Entre Povos” tem entrada franca. As oficinas oferecidas têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas na recepção do IFF campus Itaperuna ou pelos tels. (22) 3826-2300 ou 8826-0795. O campus Itaperuna está localizado à Rodovia BR 356, Km 3, Cidade Nova, próximo à UNIG.
PROGRAMAÇÃO:
13h - Início da Exposição internacional de Artes Visuais - Adela Hilda Figueroa Gutiérrez (Cuba) ; Cecília Helga Berlt (Argentina); Iris Dalavos (Bolívia); Richard Bolivar (Peru); Francisco Rivero (Cuba).
14h - Abertura Oficial / Apresentação Musical - João Cony (RS).
15h - Oficinas
19h - Projeto Café e Prosa: "Integração Cultural Latinoamericana" - Com Bolívar Almeida(RS), Cymar Pinheiro(MG), João Cony(RS), Adela Gutiérrez (CUBA). Apresentação Musical: Reinier Valdéz (Cuba).
OFICINAS:
OFICINA: “Introdução à História da África”
Horário: 14h. Carga Horária: 2 horas.
Vagas: 30 alunos.
Objetivos: Oficina destinada a professores da rede pública e demais interessados. Uma visão panorâmica do continente africano com o objetivo de motivar o estudo da História do continente de onde provêm cerca da metade da nossa população.
Conteúdo: Geografia / Antigas civilizações / Visão sobre a África, herdada dos europeus / Relação entre Europa, Ásia e África antes da tomada de Ceuta / A chegada dos portugueses / A escravidão tradicional, o tráfico e seu papel na acumulação primitiva de capital / Invasão européia do século XIX e as consequências do colonialismo / O processo de independência e a realidade posterior até a atualidade.
Dinamizador: Professor Bolívar Almeida. Graduado em História, pela FAPA (Faculdade Portoalegrense) com especialização em História Contemporânea.
OFICINA: “Fotografia Artística”
*Requisito: Indispensável trazer câmara digital própria, qualquer modelo/marca.
Horário: 14h. Carga Horária: 2 horas.
Vagas: 30 alunos.
Objetivos: Instrumentalizar o aluno na linguagem visual; Desenvolver a percepção, concentração e observação; Exercitar o olhar, o raciocínio abstrato, a imaginação e oferecer os primeiros contatos com a técnica fotográfica.
Conteúdo: Controle de Luz e Sombra / Aprimoramento do Olhar Fotográfico / Técnica Fotográfica (Velocidade, Abertura e Sensibilidade) / Detalhes da Fotografia Digital.
Dinamizador: Cimar Pinheiro- Formado em História pelo Centro Universitário Claretiano, em São José dos Campos/SP. Fotógrafo, historiador, escritor e poeta. Autor do livro “Angra dos Reis. Monumentos e História”.
OFICINA: “Arte em Couro”
Horário: 14h. Carga Horária: 3 horas.
Vagas: 10 alunos.
Objetivos: Oficina demonstrativa de técnicas artísticas aplicáveis ao couro, direcionada à confecção de uma peça utilitária e/ou decorativa.
Conteúdo: Traçado e corte / Técnicas de ornamentação: pirogravura, desenho e pintura / Algumas técnicas de montagem do couro.
Dinamizadora: Adela Hilda Figueroa Gutiérrez. Artista Plástica, artesã, desenhista, professora, pesquisadora e escritora. Licenciada em História da Arte pela Universidade de Havana.
Artistas Presentes:
ADELA HILDA FIGUEROA GUTIÉRREZ
Artista Plástica, artesã, desenhista, professora, pesquisadora e escritora. Graduada na Escola para Professores, estudos de Artes Plásticas e Licenciatura em História da Arte na Universidade de Havana.
Mais de 40 anos de experiência profissional como professora primária e como professora de Artes Plásticas na Escola de Artes Plásticas “San Alejandro” de Havana. Analista de Desenho do Ministério da Indústria Leve, Havana. Membro da Associação Cubana de Artesãos Artistas desde 1983. Criadora Independente. Inscrita no Conselho Nacional de Artes Plásticas de Cuba.
Agraciada com Honra ao Mérito da Associação de Artesãos Artistas de Cuba e Prêmio Mãos, outorgada pelo Ministério da Cultura de Cuba a excelências artísticas.
Autora do livro de narrativas “Jugando al prohibido” e outro de poesia.
Participou de mais de 40 exposições coletivas e individuais, dentro e fora de Cuba.
Atividade internacional em países como Rússia, Holanda e Brasil.
CECILIA HELGA BERLT
Nasceu em Buenos Aires em 30 de março de 1969. Formada na Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredón (Instituto Universitário Nacional de Arte) em 1998 com o título de Professora Nacional de Escultura.
Participou de seminários de cenografia na Escola Superior de Belas Artes da Nação Ernesto de La Cárcova.
Realizou trabalhos de cenografia no Parque da Costa, na cidade do Tigre.
Participou de exposições individuais e coletivas em Buenos Aires entre 1998 e 2001:
- Salão Municipal Galeria de Arte Antares (Las Grutas, San Antonio Oeste, Rio Negro)
- Galeria de arte Associação Empresas de Energia (Capital Federal).
- Centro de Gestão e Participação nº 13, Governo da cidade de Buenos Aires (Capital Federal).
- Segundo Concurso Nacional de escultura em mármore (Parque Avellaneda, Capital Federal).
Vivendo no Brasil desde 2001, desenvolve técnicas com materiais recicláveis, criando objetos e escultura como formas de expressão.
FRANCISCO RIVERO
José Francisco Rivero Castellanos nasceu em Havana, Cuba.
Pintor, ilustrador e artista gráfico.
Graduado no Instituto Superior de Desenho de Havana.
Realizou desenhos e ilustrações para editoras em Cuba, Nigéria, França, Grécia, Canadá, Rússia, Alemanha e Espanha.
Autor de murais:
- Bélgica – Universidade de Louvain La Neuve
- Espanha – Serrada. Província de Valladolid
- França – Valence, Grenoble, Colmar, Sarreguenines, Pierralatte, Rives, Orsay, Toulouse.
- Andorra – Esclades Engordany, Ordino.
- Itália – Arezzo.
Realizou numerosas exposições individuais em países como França, Cuba, Brasil, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Andorra, Lituânia e Macedônia (ex-Iugoslávia).
Atualmente trabalha em Paris, França.
Pode-se conferir um pouco de sua arte no blog http://jfranrivero.blogspot.com/
REINIER VALDÉS RODRÍGUEZ
Consagrado cantor cubano, nasceu em Havana a 10 de outubro de 1968. Herdeiro do Movimento da Nova Trova, com um estilo próprio, entrelaça poesia com música e narrativas orais, criando uma ponte de fácil trânsito entre o cantor e o público.
Começou sua vida artística como ator e posteriormente, ao fazer-se acompanhar pela guitarra, já na década de 80, começou a musicalizar a sua própria poesia, que abarca desde temas sociais ao amor.
Sua maturidade artística se consagra quando sua obra começa a ser reconhecida tanto nacional como internacionalmente, começando, a partir de 95, a apresentar-se em países tais como Espanha, México, Brasil, Bolívia, Guatemala, Costa Rica, Honduras, Equador, Panamá, Portugal, Rusia, Países Árabes, Tailandia etc, alcançando grande êxito e tomando maiores experiências, bem como obtendo uma excelente resposta da crítica especializada. É nesta etapa que começa a experimentar uma nova forma de trabalho incorporando à suas apresentações a experiência como ator, criando assim um estilo próprio e muito definido, com poemas, narrações orais e canções de sua autoria e de artistas consagrados da música cubana.
Reinier Valdés, é um cantor jovem e um constante criador que em sua carreira tem compartilhado o cenário com prestigiados músicos e grupos cubanos e internacionais. Pertence ao catálogo de excelência do Centro Promotor da Música “Adolfo Guzmán” e é membro da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC).
CIMAR PINHEIRO
Fotógrafo, historiador, escritor e poeta. Nasceu em Espera Feliz (MG), em 1954, mas foi criado em Angra dos Reis (RJ). Formado em História pelo Centro Universitário Claretiano, em São José dos Campos. Publicou em fevereiro de 2001, o livro “Angra dos Reis. Monumentos e história”, escrito para mostrar a beleza dos monumentos e da história angrense.
Pesquisa e estuda os caminhos antigos de Angra dos Reis, que foram importantes para o desenvolvimento do município e da Província do Rio de Janeiro, no século XIX, dedicando atenção especial a Vila de Mambucaba, tombada pelo IPHAN em 1969. Atualmente está se dedicando a pesquisar a história de Dores do Rio Preto (ES) pelas Atas da Câmara Municipal.
É Acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes, sócio da Associação Nacional de História – Seção Espírito Santo e sócio da Confederação Brasileira de Fotografia.
Em novembro de 2005, foi agraciado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, com a Medalha do Mérito Cultural Brasil dos Reis. Em dezembro de 2007, foi agraciado com o Colar de Cunhambebe, pelo presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes.
--
Enviado por:
Alberto Carlos P. Souza
Coordenação de Imagem Institucional
Comunicação e Eventos
IF Fluminense campus Itaperuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário