Arquivo VAGALUME

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PROPOSTA DE AUMENTO PARA EDUCAÇÃO CHEGA À ALERJ

Os secretários de Estado de Educação, Wilson Risolia, e de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, entregaram, nesta segunda-feira (01/08), ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), os projetos de lei que tratam do reajuste de 3,5% para os professores da rede estadual de ensino e do aumento para profissionais dos setores administrativos da Educação. Risolia comentou ainda que a mensagem contempla a criação de vagas para professores com 30 horas semanais, a realização de concurso neste semestre e a antecipação da parcela de gratificação do Nova Escola prevista para 2012. “Vamos colocar o projeto que concede aumento aos administrativos na quinta-feira (04/08) e o dos professores irá para plenário na semana que vem”, afirmou Paulo Melo.
O presidente, após a reunião com os secretários, também recebeu representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). “Tenho feito este papel de interlocutor entre os sindicalistas e o Governo estadual. Os membros do Sepe consideraram a proposta do Executivo para os profissionais de administração um bom avanço. Vamos trabalhar para buscar a melhor saída possível”, explicou o presidente da Alerj. Também participaram de uma reunião os deputados Inês Pandeló, Nilton Salomão, Robson Leite e Zaqueu Teixeira, todos do PT, Comte Bittencourt (PPS), Luiz Martins (PDT), Dionísio Lins (PP), André Lazaroni (PMDB), João Peixoto (PSDC), Iranildo Campos (PTB), Thiago Pampolha (PRP), Waguinho (PRTB) e Xandrinho (PV).
Sobre as reivindicações dos profissionais da Educação que estão em greve desde o dia 7 de junho e que pedem aumento de 26%, o secretário retrucou, afirmando que o impacto destes valores sobre o orçamento “seria muito grande”. “Sobretudo no que se refere à Previdência, que sofreria diretamente um duro golpe por causa desse acréscimo na Educação”, disse. Risolia informou que mais de 35 mil professores que não “tinham relação com o Nova Escola” passaram a incorporar o benefício desde 2007. “Isso dá uma variação salarial de mais de 60% em quatro anos. Não se pode trabalhar esta variação sem levar em conta o Nova Escola”, reforçou.
O secretário explicou que o salário dos professores terá, em 2011, um ganho real de 13,02%, na comparação entre o valor de junho e o que será praticado em setembro, caso a Alerj aprove o projeto de lei do Executivo. “O Governo está preparado para este reajuste. Com o esforço fiscal que fizemos, temos R$ 815 milhões para arcar com o aumento”, garantiu Risolia.

(texto de Everton Silvalima)
Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG