Locomotiva Trevithick |
DIA MUNDIAL DA FERROVIA
Sabe-se que a busca pela melhoria rodoviária levou à ferrovia.
A descoberta pela máquina a vapor, em 1769, pelo engenheiro britânico James Watt (1736/1819), permitiu a tração a vapor.
O engenheiro britânico Ricard Trevithick (1771/1833) em 1803 construiu e pôs em funcionamento a primeira locomotiva a vapor (foto à esquerda.
Já o engenheiro britânico George Stephensen (1781/1848) emprendeu a abertura ao tráfego público da primeira ferrovia do Mundo, em 27/09/1825, em bitola normal de 1,435 m, com tração a vapor, na extensão de 15 km, entre Stokton e Darlington, England, com velocidade de 25 km/h.
Baronesa |
Desde então foi se espalhando chegando ao Brasil em 30/04/1854, com a E. F. de Petrópolis, uma iniciativa do empresário brasileiro Barão de Mauá.
Comemorou-se no dia 27 de setembro, pois, o Dia Mundial da Ferrovia, que se encontra na era da alta-velocidade.
Texto e fotos do Engenheiro Ferroviário Luiz Carlos Martins Pinheiro.
3 comentários:
Amiga Angeline
Muito obrigado por esta honagem à Ferrovia.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Que bom ver o " danado do TREM " homenageado, " sô "!!
Quando era menina pequena em Miracema e vinha a Juiz de Fora, minha recente moradia, adorava ficar dentro da Rural ( carro do meu saudoso Pai, Carlos Bruno, que muitos dos leitores nem conheciam pois era la " de mil novecentos e Vovô neném ainda..." ), esperando o Trem passar cortando a Avenida Rio Branco ( perto do Sport Clube, caminho para a casa do Padrinho Saulo Moreira ), CONTANDO OS VAGÕES: 74, 85, 90...
Hoje tem o MERGULHÃO aqui na Avenida Rio Branco e passamos por baixo deles, mas do meu apê escuto sua " Buzina " desde cedinho, anunciando em outros Bairros mais distantes, onde e bem sinalizado com Cancela etc..., aos PEDESTRES, MOTORISTAS, CICLISTAS E MOTOCICLISTAS que esta chegando, ja que insistem em desobedecer a sinalização e sempre ocorrem acidentes.
Mas o Rei em Minas e o TREM, que transporta Gente e muita Carga, como o Minerio.
Luiz Carlos, aqui nos Jornais e TV, existe muita noticia de RECUPERAÇÃO DO TRAJETO DOS TRENS em Cidades que ate ja Calçaram suas Ruas e/ou Construiram Casas e outras coisas. Ha um Estudo para isso, pois as Linhas são FEDERAIS e houve invasão Estadual e Municipal, pelo que entendi. Pode me explicar melhor?
A Praça da Estação existe e são feitos muitos Eventos nela.
Parabens a Angeline por publicar no BLOG e a voce, Luiz Carlos, Engenheiro da Area que tão importancia foi para o Brasil e que DEVERIA CONTINUAR SENDO um excelente meio de TRANSPORTE URBANO E DE CARGA; como vemos em outros Paises!
Ainda farei uma viagem em um e contarei a voces, se Deus quiser, nem que seja ate Santos Dumont...rsrsrs
Abraços e otimo final de semana, Paz de Cristo tambem,
Rachel Bruno
Amiga Rachel
JF precisa preservar o importante papel que sempre teve com importantes e raras iniciativas
Entre elas os serviços ferroviário urbanos, tanto através de suburbanos quanto dos bondes.
Ai se tinha não só a Cebtral do Brasil, como a Lepoldina, lindo-a a uma imensa rede. Hoje se não nos enganos a magnífíca estação da Leopoldina é um importante mudeseu ferroviário.
Estamos caminhando às modernas ferrovias, e certamente JF terá que ser contemplada com o bonde e com o TAV. É so não ficar dormindo de toca.
Obrigado.
Abraços, saúde e Paz de Criso.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário