Foi um desafio quando por volta do ano de 1950 um grupo de agricultores se reuniu e criou a Cooperativa Agropecuária de Miracema.
Foi um desafio naquela época saber armazená-lo e/ou industrializá-lo.
Foi um desafio juntar forças, agregar respeito, fazer volume e qualidade na conquista de um bom preço no valor do leite e derivados.
Foi um desafio conquistar o comércio, vender, receber e lidar com as intempéries da indústria.
Lembro-me do comentário de certo presidente da cooperativa eleito, relatando que foi um grande desafio iniciar um processo de distribuição e venda de leite. Este fora iniciado em carroça de burro em tonéis de madeira, com torneiras ainda de madeira, onde era vendido o leite pelas ruas da cidade de Miracema.
Foi um desafio rasgar o tempo acompanhando a tecnologia de fabricação de lácteos até chegar à maneira como é distribuído e armazenado o leite "Miracema" agora.
Foi um desafio para muitas famílias de pecuaristas tirarem do valor do leite o sustento de suas famílias e ainda construir e consolidar a Cooperativa Agropecuária de Miracema.
Este desafio de esforços, garra, conquista, construção, tecnologia e gestão estão no seu momento mais crítico agora. Pois não existem homens com garra, com espírito de conquista, força para construção, nem muito menos interesse em gestão.
Uma cooperativa é sinônimo de sustentabilidade e desenvolvimento agropecuário de um município.
O desafio que antes construiu, hoje é destruído pelo Capitalismo, pelo espírito individualista, cooperativo do egocentrismo. Afinal, a tendência do mundo atual está resumida clara e simples no individualismo no “dê-me mais quem puder”.
Somos testemunhas vivas de que empresários, políticos, pecuaristas distintos, que por centavos, deixam o coletivo em virtude do bem próprio. Desafio vocês serem pessoas melhores!!!
Foi um desafio chegar até aqui e constatar que ninguém mais se preocupa com o bem da família, com o assalariado, com o desenvolvimento do município, ou seja, com o bem comum, que nossos antepassados sustentaram e mantiveram vivo até a data de hoje.
O HOJE é um desafio....
Desafio você... político, pecuarista, consumidor, dono de mercado, enfim, cidadão miracemense:
- A superar comentários e acreditar no espírito do cooperativismo;
- Desafio você, pecuarista e cooperado, a arregaçar as mangas e defender seu patrimônio - a Cooperativa Agropecuária de Miracema;
- Desafio você, administrador público e pecuarista, a se sensibilizar e encaminhar seu subproduto (leite) à Cooperativa Agropecuária de Miracema e juntamente com seus administradores pecuaristas darem sustentabilidade àquela unidade produtiva. Com isso estarão sustentando empregos de várias famílias dos nobres eleitores e cidadãos miracemenses. Não precisamos do dinheiro público nem do dinheiro de seu bolso, precisamos sim, de vinculo comercial de seu subproduto (leite), onde pagaremos por ele e pelo de seus administradores pecuaristas. Afinal no Plano Diretor do município há em vários artigos (artigo 19 inciso V e art. 20 inciso III e IV ) que é dever do município ajudar no desenvolvimento das cooperativas. A Cooperativa representa os produtores de Miracema e é símbolo de desenvolvimento agropecuário e seus produtos levam e elevam o nome do município. A Cooperativa será mais um 'elefante branco', como é quando nos deparamos quando passamos em Pádua e vimos a Cooperativa daquela cidade? Precisamos de seu grito “EU APOIO A COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DOS PRODUTORES DE MIRACEMA”. Precisamos de sua articulação política para que seja efetuado o mais rápido o recurso do ICMS que é destinado às cooperativas, que irá retirá-la desta crise financeira. Precisamos que a prefeitura compre e pague pelos nossos produtos. Precisamos que os cidadãos de Miracema consumam mais nossos produtos dando preferência aos produtos locais. Precisamos que o Legislativo não se cale e finja que nada está acontecendo. Será que precisamos ressuscitar os homens de garra de antigamente para avivar o cooperativismo?
- DESAFIO VOCÊS A SEREM CIDADÃOS MIRACEMENSES COM ESPÍRITO DE DETERMINAÇÃO E GARRA COMO FORAM NOSSOS ANTEPASSADOS...
6 comentários:
EU APOIO A COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE MIRACEMA.
Parabenizo o jovem empreendedor Márith pelo dinamismo e espírito guerreiro que vem demonstrando com sua luta para não deixar morrer os sonhos de nossos antepassados e fico muito a vontade para apoia-lo nessa empreitada em que só os fortes sobreviverão. Foi o meu primeiro emprego de carteira assinada e a melhor escola da minha vida. Conte comigo. Vlamir Garcia.
Eu agradeço seu apoio em nome dos poucos cooperados que lá estão na cooperativa e pelos funcionários que estão lutando pelo emprego.
Att,
Márith scot
Parte 1:
Sr. Márith Scot, acabo de ler sua versão da Historia da Cooperativa. Meu saudoso Pai, Jose Carlos Moreira Bruno, Carlos Bruno, e outros HONRADOS estavam juntos e LUTARAM MUITO, MAS COM ESPIRITO COOPERATIVO: Muitos pequenos + Grandes Produtores em PROL DE TODOS IGUALMENTE = COOPERATIVISMO = DIVIDIR O BOLO IGUALMENTE, no LUCRO ou NO DEBITO) e me sinto muito a vontade, apesar de não saber nada sobre o Sr., nem de qualquer participação sua na Historia de nossa EX-COOPERATIVA, para lhe dizer algumas coisas; ja que expos publicamente sua versão dos fatos e me ofendeu como CIDADÃ, PRODUTORA RURAL (Pequena em relação aos muitos que existem na Região, mas GRANDE BATALHADORA PELA AREA), CONSUMIDORA E SER POLITICO:
- Qual sua participação durante pelo menos vinte anos na ADMINISTRAÇÃO, ENVIO DE LEITE, COMPRA DE MERCADORIA E LUTA PELA COOPERATIVA AGROPECUARIA DE MIRACEMA?
- Qual motivo o levou a me chamar de INDIVIDUALISTA E EGOCÊNTRICA (talvez tenha querido dizer EGOISTA, pois são diferentes)?
- Como afirma com tanta convicção que eu deixei " por centavos... o coletivo em virtude do bem proprio. "?
- Como ousa me desafiar a " ser pessoa melhor "? Voce e melhor do que eu? Voce não me conhece e eu tambem não o conheço... então e uma afirmativa bastante perigosa e seria... Voce pode me julgar? " Atire a 1ª pedra... " Quero provas do que fala.
- Voce diz ser testemunha viva, então tera que testemunhar por mim, ok? Porque eu, meu marido e meus tres irmãos LUTAMOS MUITO POR ESTA COOPERATIVA. E lhe cobraremos seu testemunho, tenha certeza.
- "... ninguem mais se preocupa com o bem da Familia etc... " AFIRMATIVA bastante seria e ofensiva a mim, que luto tanto por Miracema! Onde estão as Provas?
Parte 2:
- Agora vamos aos seus DESAFIOS:
. A que Comentarios se refere? Os dois publicados aqui no BLOG O VAGALUME e o meu no CANAL IMPRENSA (resumido pelo dono das noticias), temos PROVAS CONCRETAS, tanto que o Presidente da Cooperativa não se pronunciou ate o momento.
. O Sr. acreditaria no " ESPIRITO DO COOPERATIVISMO " se tivesse acesso "as visceras financeiras" (o mais profundo das contas da Cooperativa como tivemos, ESPECIALIDADE DO MEU MARIDO, Jose Luiz De Poli Siqueira, EM QUALQUER EMPRESA MULTINACIONAL/NACIONAL, para ESTUDA-LA QUANDO ESTA NO VERMELHO, DAR ORIENTAÇÕES E TIRA-LA DO " BURACO ", transformando-a numa GRANDE EMPRESA, COM GRADE LUCRO; junto a mais dois COOPERADOS, os tres entrando para o Conselho Fiscal, fazendo um TRABALHÃO, DESCOBRINDO AS CAUSAS DOS PROBLEMAS, ORIENTANDO E A DIRETORIA SE RECUSANDO A SEGUI-LAS, a ponto do CONSELHO FISCAL pedir DEMISSÃO EM CONJUNTO, ANTES DE ASSINAR O BALANCETE?
Continuando como Cooperado o Sr. não mais ter acesso as ATAS DAS REUNIÕES e o Balancete NÃO APROVADO por este Conselho Demissionario, depois ser assinado por outras pessoas?
. Este e o que o Sr. diz ser MEU PATRIMONIO?
. O Sr. mandaria seu Leite para a Cooperativa para seu DINHEIRO ser ADMINISTRADO POR QUEM? Leia o que a Dra. Lia Marcia de Paula Bruno, minha irmã, escreveu sobre o ICMS ja recebido pela Cooperativa...
. Procure se inteirar da " SAUDE/DOENÇA " Financeira/ADMINISTRATIVA da Cooperativa antes de me acusar .
. Não acho que o LEGISLATIVO, a PREFEITURA e o ESTADO devam SALVAR A COOPERATIVA COM O MEU DINHEIRO E O DO POVO, pelo que acompanhamos e foi DIAGNOSTICADO, ORIENTADO E NÃO SEGUIDO ha pelo menos oito a dez anos.
Quem errou que tire do seu bolso.
. Não adianta tentar ir pelo emocional e me culpabilizar pelos inumeros desempregos: Minha consciencia esta tranquila.
Sr. MáriTH Scot, aguardo suas respostas publicas.
Voltarei a ser COOPERADA quando a COOPERATIVA for DOS PRODUTORES RURAIS DE MIRACEMA e SEU ESPIRITO FOR DE COOPERATIVISMO, DEMOCRATICO, ETICO, DE HONRADEZ, PRINCIPIOS MORAIS FIRMES, TRANSPARENTE, ACESSO IRRESTRITO A QUALQUER DIA E HORA A ADMINISTRAÇÃO E AO FINANCEIRO, DECISÕES EM ASSEMBLEIAS ETC...= COOPERATIVA no sentido VERDADEIRO DA PALAVRA, como sempre o FOI E DEVA SER.
Atenciosamente,
Rachel Bruno
Prezada Senhora Raquel,
Venho mui respeitosamente me dirigir a Senhora para esclarecer alguns fatos:
Não sou cooperado nem tenho propriedade rural. Sou apenas um trabalhador, cidadão miracemense e minha participação na cooperativa iniciou por volta de 1998 quando por lá fiz estágio no laboratório e então fui contratado para atuar na parte de produção de derivados. Nesta época, iniciamos fabricação de queijo mussarela, ricota, provolone, etc. Pelo SENAR fui instrutor de derivados, ministrando cursos na cooperativa. Sou também técnico em Agropecuária e já atuei no município trabalhando diretamente com os produtores na pecuária leiteira. Tenho na família produtores rurais, que ainda mandam leite para a cooperativa, assistiram e sentiram todas as dificuldades e sofrimento relatado pela senhora.
Nunca participei de nenhuma administração anterior, nem desta. Atualmente estou dando suporte na fabricação e venda dos produtos da cooperativa para que este fique sustentável e acredito também que é possível reverter o quadro em que ela se encontra. Basta, porém, que os produtores retomem o que é seu – a Cooperativa.
Não podemos passar pela vida como meros espectadores, temos que ter e provocar atitudes. A minha atitude foi a de provocar... Ouço pessoas relatarem inúmeras coisas, apontarem o dedo e acusarem. Se houve causa ilícita contra o patrimônio ou a integridade manifeste sua atitude e não crítica. As críticas somente provocam desgastes e não levam a lugar nenhum. A intenção do “DESAFIO” não foi promover críticas e sim atitudes para o bem do cooperado para o bem de toda estrutura e estabelecimento comercial da cidade que gera emprego e renda.
Portanto, não é minha intenção ofender a integridade de ninguém. Quando postei o “DESAFIO” foi em prol das pessoas que foram melhores do que eu no passado e que se estivessem aqui hoje tomariam atitudes positivas como esta. Não sou melhor do que ninguém. Acredito que falta muito ainda para chegar ao crédito que teve o saudoso José Carlos Moreira Bruno e muitos outros.
Posso me considerar amigo de sua irmã a Drª Lia Márcia, a qual tenho muito apreço. Tenho certeza que vocês seriam um bom elo para trazer a cooperativa que todos querem. Contamos com sua ajuda. Proponho este desafio... O momento agora seria em achar uma solução, juntar forças para trazermos uma cooperativa que todos queremos.
Atenciosamente,
Márith Scot
Sr. Márith Scot, obrigada pela resposta, mas me parece não ter entendido o que escrevi e nem lido a parte indicada por mim das respostas dadas por nos duas, Lia e eu, ao Presidente da Cooperativa, Sr. Heloisio Machado Jr., aqui mesmo no BLOG O VAGALUME:
- Nós Lutamos MUIIIIITO Por esta COOPERATIVA ANTES DE " ABANDONARMOS O BARCO... ";
- SÓ LARGAMOS A LUTA QUANDO NÃO ERAMOS MAIS OUVIDOS EM TODAS AS NOSSAS ORIENTAÇÕES,
. NOSSO DINHEIRO NÃO INDO PARA ONDE DEVERIA IR,
. RECEBENDO MENOS PELO NOSSO LEITE RESFRIADO QUE OS GRANDES PRODUTORES,
. SENDO DESRESPEITADOS EM NOSSOS DIREITOS COMO COOPERADOS,
. NÃO TENDO VOZ E VEZ,
. PAGANDO PELA INCOMPETENCIA E/OU IRRESPONSABILIDADE DE OUTROS;
. SENDO CONSIDERADOS " PERSONA NON GRATAS " ETC.....
. FUGINDO AOS PRINCIPIOS MORAIS/ETICOS APRENDIDOS COM NOSSO SAUDOSO PAI, JOSE CARLOS MOREIRA BRUNO, um dos Fundadores da COOPERATIVA, QUANDO ESTA TINHA ESTE ESPIRITO E LUTAVAMOS PARA MANTE-LO.
Mas PERDEMOS A LUTA e soubemos sair na hora certa, para não comprometermos nossa ETICA, por isso sinto-me com a CONSCIENCIA TRANQUILA DO DEVER CUMPRIDO: Lutei na hora certa para os EMPREGOS FICAREM COM QUEM DE DIREITO.
Como Amigo da Dra. Lia Marcia, converse com ela e ouça sua versão se não coincide com a minha.
Por que sera que ninguem quer pega-la agora, a COOPERATIVA? Viu o montante da DIVIDA? Foram os Produtores quem a fez????? Por que os Grandes sairam, então? Pela logica não seriam todos os Produtores a pagar tal divida, se fossem os AUTORES????
Eu não faço " CRITICA ", como disse. Eu somente contestei suas acusações a mim SEM SABER DA MINHA IMENSA LUTA PARA SALVAR A COOPERATIVA HA MUIIIITO TEMPO, QUANDO SUA CRISE AINDA ERA BEM MENOR. O que falo e com PROVAS.
Agora agradeço seu DESAFIO, pois estou na APROISO ( Associação de Produtores de Paraiso do Tobias ) e não tenho como ajudar a tirar a COOPERATIVA do " JAPÃO POS TSUNAMI "...
Na epoca certa fiz minha parte muito bem feita e torço para que apareçam " herois " hoje que possam fazer um MILAGRE: Zerar tudo e começar do nada, como foram os primeiros Fundadores.
Atenciosamente,
Rachel Bruno
Postar um comentário