São cerca de 2 milhões de profissionais de Enfermagem por esse país, que independemente da pandemia, estão diuturnamente labutando e cuidando da saúde dos que necessitam, orientando, consultando e prestando a assistência capacitada. São eles que estão 24 horas ao lado dos acamados, seja em UTI, seja em enfermaria, seja no lares. É isso!
No entanto, convivem com o desrespeito, com péssimas condições de trabalho, com salários defasados, o que os obriga a ter mais de um emprego, o que os impede de estarem com seus familiares como deveriam.
Há muito tempo há no Congresso Nacional o projeto de lei das 3O horas de trabalho para a Enfermagem, que permitem que eles possam usufruir de um direito constitucional, que é o de acumular 2 empregos, que sendo de 4O horas, tornam-se impossíveis. Sendo que outras classes de profissionais de saúde já gozam desse benefício.
Agora, circula no Congresso outro Projeto de Lei, para fixar o piso salarial da categoria, mas os representantes do governo, mais preocupados com os empresários da saúde do que com os trabalhadores, estão boicotando as reuniões.
Nesse dia em especial, quero com muito apreço e admiração homenagear esses verdadeiros heróis sim, mas não mártires. Saúde, dignididade, condições de trabalho, salários compatíveis e vida longa pra todos. Viva a Enfermagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário