A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaperuna assinou uma parceria com a CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) para reflorestar o município. O acordo foi celebrado no lançamento da chamada pública de doação de mudas “Quem Planta Floresta, Colhe Água“.
A meta da CEDAE é distribuir, ao longo de 2025, até 1 milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, produzidas nos viveiros da Companhia, para pessoas físicas e jurídicas engajadas ou interessadas na recuperação de áreas degradadas.
O evento contou com a presença do presidente da CEDAE, Aguinaldo Ballon, do deputado estadual Jair Bittencourt (PL), do secretário municipal de meio ambiente, Arcênio Jubim e da subsecretária Jeane Hespanhol.
O objetivo dessa iniciativa é doar mudas do projeto Replantando Vida a fim de que se promova o reflorestamento da cidade. Está programado, segundo o secretário, o plantio de 100 mil árvores em Itaperuna ainda neste ano de 2025.
A iniciativa mostra o esforço e a preocupação do governo municipal com a causa do meio ambiente. Em um momento em que a região é atingida por mais uma onda de calor, a iniciativa é extremamente bem vinda.
Da Folha de Italva
Ações como essa urgem por todos os cantos, caso contrário, pode piorar... As mudanças climáticas são inequívocas e suas consequências sentidas.
Como divulgado neste blogue, aqui, "Como informa o IBGE (2010), arborização da via urbana é um conceito definido por "Arborização de vias públicas: [domicílios urbanos em face de quadra com arborização/domicílios urbanos totais] x100". Itaperuna de acordo com o instituto apresentava 83% nesse cálculo de arborização urbana, com destaque na região nororeste fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário