Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

PÁDUA: Infes celebra 40 anos e recebe Medalha Tiradentes

O Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes-UFF), localizado em Santo Antônio de Pádua, completa 40 anos de história neste mês de agosto. Para marcar a data, a unidade foi homenageada com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Durante o evento, o vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Fábio Barbosa Passos, destacou que a homenagem representa o reconhecimento da relevância do Instituto para a região e para a universidade.

“O Infes simboliza o compromisso da universidade com a interiorização do ensino superior, fundamental para a democratização do acesso à educação pública, para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento social da região. Em Santo Antônio de Pádua, começamos nossa história com um curso pioneiro de licenciatura em Matemática e hoje temos um instituto forte, pujante, que promove o conhecimento, a pesquisa e a extensão, contribuindo para concretizar a missão da UFF. É um momento para agradecer a todos que construíram essa trajetória e celebrar aqueles que participam da continuidade desse legado. Parabéns ao Infes pelos 40 anos de atuação!”
A entrega da medalha aconteceu no dia 25 de agosto, no campus do instituto, e contou com a presença do deputado estadual Flávio Serafini, responsável pela proposição da homenagem. A solenidade integra a programação comemorativa dos 40 anos do INFES, que incluirá ainda o sarau “Memórias e Vozes da UFF”, a ser realizado hoje (26), às 18h, reunindo apresentações artísticas, depoimentos de ex-alunos e professores, além de um resgate da trajetória da unidade e de sua contribuição para o desenvolvimento regional.

Para o diretor do INFES, professor Silvio Lima, o momento é de celebração junto à comunidade acadêmica:

“Estes 40 anos são fruto do trabalho coletivo de todos que passaram e passam pelo Instituto. É uma história construída com dedicação, resistência e compromisso com a educação pública. Celebrar essa trajetória ao lado de nossa comunidade é também reafirmar a força e o futuro do Infes. Vamos continuar trabalhando com empenho para contribuir com o desenvolvimento da região noroeste do estado e com a formação de profissionais comprometidos com a ciência, a ética e a responsabilidade social”, compartilha.

Na unidade, estão em andamento as obras de construção da quadra poliesportiva e do palco multicultural. As instalações fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, implementado em 2024. Ainda, o instituto inicia neste semestre o Curso de Doutorado Acadêmico em Ensino, que terá, amanhã (27), sua aula inaugural.

Quatro décadas de história em Pádua

A presença da UFF em Santo Antônio de Pádua teve início em 1985, com a criação de um curso de licenciatura plena em Matemática – Interiorização, proposto pelos professores José Francisco Borges de Campos e Rosa Baldi, em parceria com a prefeitura. O curso foi criado para formar professores capazes de atuar da 5ª à 8ª série, no ensino médio e também nas séries iniciais do fundamental, inclusive na alfabetização. Além de suprir a demanda por docentes qualificados, a iniciativa buscava fixar os jovens na região, garantindo acesso ao ensino superior público e de qualidade, sem que precisassem migrar para os grandes centros em busca de formação.

Essa foi a primeira experiência da UFF com a interiorização de cursos de licenciatura e se consolidou como referência regional na formação docente, mesmo em condições iniciais simples, com aulas em espaços cedidos e um quadro reduzido de professores. Nos anos 2000, com o apoio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFF e do Programa Reuni, a unidade passou por uma expansão. Em 2008, foi inaugurado o primeiro prédio próprio, destinado à biblioteca e salas de aula, seguido da construção de novos blocos e da consolidação do campus no bairro Aeroporto.

A partir de 2009, a unidade foi oficialmente reconhecida como Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes), ampliando sua oferta acadêmica com cursos de Pedagogia, Física, Ciências Naturais, Computação, além de Bacharelado em Matemática e Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Já em 2015, foram criados os primeiros cursos de mestrados em Ensino e em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia. Neste ano, a unidade atingiu um marco histórico ao instituir o primeiro programa de Doutorado em Ensino da região.

Da UFF

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG