Não acreditamos na eficácia dessa proibição de celulares, palm tops e assemelhados em banco, com o intuito de reduzir os assaltos tipo "saidinha de banco".
O uso de celulares, rádio transmissores, palmtops e similares dentro de agências bancárias está proibido no estado do Rio de Janeiro. A determinação consta da lei 5.939/11, do deputado Domingos Brazão (PMDB), promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo (PMDB), após a derrubada do veto do governador Sérgio Cabral ao projeto original, no dia 30/03. A medida foi publicada no Diário Oficial do Legislativo de 05/04.
Através do miniblogue Twitter, indagamos ao deputado Brazão, autor do projeto de lei, se havia algum estudo que a justificasse. Ele respondeu:
Além da estatística internacional, a redução do crime em diversas capitais brasileiras... que já adotaram a medida reduziu o número de casos em 30% em Curitiba e 20% na Argentina.
Numa busca simples através de pesquisa no Google, nota-se que o município de Campinas, e vários estados da federação têm aprovado leis ou estão prestes a aprovar nesse sentido. A explicação citada nas matérias encontradas é a mesma: o caso da Argentina, que reduziu em 20% os assaltos do tipo "saidinha de banco".
Pedimos ao deputado que nos enviasse um estudo sobre o tema, mas não obtivemos retorno.
E você? Concorda que essa medida reduzirá os assaltos "saidinha de banco"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário