Arquivo VAGALUME

sábado, 25 de maio de 2024

Secretaria de Saúde do Rio alerta para baixa vacinação contra a gripe

A baixa cobertura vacinal contra a gripe no Rio levou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) a emitir um alerta nesta quinta-feira (23), com informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). De acordo com os números, até esta quarta-feira (22), 2.152.501 doses do imunizante contra a influenza foram aplicadas no estado, o que representa cobertura de apenas 27,44%.

Segundo o Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro tem 3.025.625 pessoas com 60 anos ou mais de idade. Desse total, apenas 876.795 foram vacinadas contra a gripe em 2024. Os números representam uma cobertura de 28,98% desse público. A situação é pior no caso de crianças, que têm cobertura de 19,06%, e de gestantes, com apenas 6%.

Notícias relacionadas:Infogripe indica que VSR e Influenza A ainda estão em alta.Gripe, covid-19 e tétano estão entre prioridades de vacinação no RS.A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi iniciada em 25 de março no estado do Rio, com a meta de atingir pelo menos 90% dos grupos prioritários, entre eles, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); idosos com 60 anos ou mais de idade; e gestantes. A campanha vai até 31 de maio.

“Vemos com preocupação a não adesão da população com a vacina da gripe, especialmente dos mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as gestantes. As vacinas são seguras e estão disponíveis nas unidades de saúde. A gripe pode ser agravada para o que chamamos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e mata. Vacinem-se”, recomendou a secretária de Estado de Saúde do Rio.

O monitoramento feito pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) aponta que, de janeiro a maio deste ano, foram registradas 5.614 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são os casos graves de gripe. Das 713 mortes registradas, 515 foram em idosos, ou seja, 72%.

A região serrana apresenta a melhor cobertura vacinal entre as nove regiões do Estado. Até agora, conta com 33,38% da população-alvo vacinada, seguida pela Médio Paraíba, com 32,07%. As demais são: Metropolitana l (28,31%), Centro-Sul (27,61%), Metropolitana ll (26,60%), Noroeste Fluminense (24%%), Baía da Ilha Grande (23,93%), Baixada Litorânea (19,26%) e Norte Fluminense, (18,47%).

Agência Brasil
23/05/2024 às 20:12.Atualizado em 23/05/2024 às 20:47

NOTA DO BLOGUE:

Já que a campanha termina dia 31 de maio, fica uma sugestão que costuma funcionar no interior: convocar as pessoas por carro de som; outra dica, inspira-se no que fez Niterói, colocou posto de vacinação em locais de maior circulação de pessoas, como no Mercado Municipal e no Teatro Municipal de Niterói, ao lado do shopping e na região central da cidade. Sugiro que aproveitem o feriado para colocar uma tenda na praças das cidades do noroeste fluminense, abordando as pessoas e atraindo-as ativamente para tomarem vacina.

É preciso vencer a guerra perversa dos anti-vacina e da extrema-direita que só usa fakenews para desinformar. Vejam como foi controlada a pandemia com a vacina... Aproveitem e protejam você e seus familiares e amores.

A imagem é decorativa e faz lembrar o funesto período da pandemia, que só foi controlado com a vacinação de grande número de pessoas.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG