Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CRIAÇÃO DE UM FUNDO SOCIAL DO PRÉ-SAL TORNA-SE CONSENSO EM CONFERÊNCIA

 O apoio à criação de um fundo social advindo dos recursos que serão  obtidos a partir da exploração da camada do pré-sal marcou a fala dos  participantes que estiveram, nesta segunda-feira (31/05), na conferência  pública “O pré-sal e os desafios do Brasil”, na sede da Assembleia  Legislativa do Rio (Alerj), o Palácio Tiradentes. Organizado pela Escola  do Legislativo do Estado do Rio (Elerj), o encontro serviu para discutir  a necessidade de aprovação das novas regras propostas pelo Governo  federal e já enviadas ao Congresso Nacional para exploração e produção de  petróleo e gás natural na área de ocorrência da camada recém-descoberta.  “Desta forma, o povo brasileiro passa a ter controle sobre as riquezas do  pré-sal. A criação de um fundo social soberano é de extrema importância  para que essa riqueza possa ajudar a combater a pobreza”, defendeu o  coordenador da Elerj, deputado Gilberto Palmares (PT).

 Ouça o deputado Gilberto Palmares:
 http://alerj.posterous.com/deputado-gilberto-palmares-diz-que-e-preciso

 Os quatro projetos de lei elaborados pela União (PL 5.938/09, 5.939/09,  5.940/09 e 5.941/09) propõem o sistema de partilha para a exploração e a  produção nas áreas ainda não licitadas do pré-sal, a criação de uma nova  estatal, a formação de um fundo social e a cessão onerosa à Petrobras do  direito de exercer atividades de exploração e produção de petróleo e gás  natural em determinadas áreas da camada recém-descoberta. O assessor  especial da Petrobras Rosemberg Pinto defendeu a formação do fundo. “Esse  projeto de lei destina a maior parte dos recursos para o País. Com isso,  o Estado brasileiro vai investir num fundo social e esse fundo será  distribuído para o combate à pobreza, para investimentos nas áreas de  Saúde, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e para o desenvolvimento  sustentável”, esclareceu Pinto. O assessor lembrou ainda que o Brasil é o  17º país em reserva de petróleo no mundo e que, com a exploração do campo  de pré-sal de Tupy, na Bacia de Santos, passará a ocupar a 12º posição.
O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do  Petróleo do Estado do Rio (Sindpetro), Emanuel Cancela, também defendeu a  aprovação dos projetos. “Apesar de se restringir somente às áreas do  pré-sal, é um avanço com relação à lei anterior, a Lei 9.478/97. Nós, do  sindicato e dos movimentos sociais, esperamos muito mais. A nossa luta  propõe uma Petrobrás 100% estatal e pública, a volta do monopólio estatal  do petróleo e o cancelamento e a revisão dos leilões que já foram  realizados. Com essa descoberta, poderemos pagar a dívida social que  temos com o nosso povo”, enfatizou Cancela. Também participaram da  reunião o deputado Paulo Ramos (PDT), os deputados federais Luiz Sérgio  (PT-RJ) e Edson Santos (PT-RJ), o presidente da Central Única dos  Trabalhadores do Rio (CUT-RJ), Darby Igayara, e representantes da  Federação Única dos Petroleiros (FUP).


 (Texto de Vanessa Schumacker) - Ascom da ALERJ

SENAR: CURSO DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Os membros da ONG Aminatur participaram no último dia 29 de maio de um curso de Recuperação de Nascentes, ministrado pelo engenheiro florestal Gustavo Schimit, do SENAR.
O curso contou com aula teórica na parte da manhã e aula prática na parte da tarde na proprieda rural da Sra. Celeste Scramignon, uma das coordenadoras da ONG. 
Participou do curso também o miracemense Fernando Ribeiro, que tem praticado muito turismo rural e conhece nossa zona rural como ninguém. Fernando inclusive tem sido guia de outros miracemenses que praticam passeios pela zona rural de moto.


PROCISSÃO DE NOSSA SRA. DO IMEDIATO CONSOLO


A procissão acontece todo ano, no mês de maio, no 2º distrito de Miracema-RJ, Paraíso do Tobias. Iremos trazer mais detalhes e fotos a seguir. Imagem cedida por Rachel Bruno Siqueira, que registrou a procissão ocorrida no dia 23/5/2010.

sábado, 29 de maio de 2010

SINDICATO CONVOCA PROFESSORES DA UNIG

Informações enviadas ao blog pelo SINPRO-NNF (Sindicatos dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense) dão conta de que haverá nova assembléia extraordinária com os professores da UNIG-Campus V - Itaperuna-RJ programada para o próximo dia 02 de junho de 2010, às 13 horas. Entre os assuntos a serem discutidos estão:
1) Apresentação, discussão e aprovação de proposta de greve por tempo indeterminado ou paralisações temporárias até que a UNIG CAMPUS V – Itaperuna ponha em dia o pagamento de salários atrasados de 2010 e cumpra todos os itens pendentes dos acordos judiciais firmados entre a Universidade e o SINPRO NNF em 04/05/2010 e em 26 de novembro de 2008 referentes ao processo 01096-2007-471-01-020-2. Dentre eles:
a) Pagamento de multas por atraso de salários de 10% no primeiro mês de atraso e de 0,33% ao dia até o respectivo pagamento.
b) Pagamento de multas por atraso de salários de 20% Sobre os salários pagos em atraso de março e abril de 2010..
c) Celebração de acordo coletiva a partir de março de 2009.

2) Deliberação quanto à instauração de Assembléia Geral Permanente, abrangendo, o ensino superior da UNIG CAMPUS V – Itaperuna, até que se ponham em dia os salários e se cumpram todas as pendências dos acordos judiciais firmados entre a Universidade e o SINPRO NNF em 04/05/2010 e em 26 de novembro de 2008 referente ao processo 01096-2007-471-01-020-2.

3) Discussão de novas ações cabíveis junto a justiça e ao ministério público e a sociedade em geral.

SÃO JOSÉ DE UBÁ: INTRODUÇÃO DA CULTURA DA LARANJA

Foi realizada nos dias 20 e 21 de maio em São José de Ubá uma visitação às 15 propriedades rurais que participam do projeto piloto de introdução da citricultura no município de São José de Ubá. O projeto é uma parceria da Firjan, da Prefeitura de São José de Ubá, do Ministério da Integração Nacional (MI) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e do SEBRAE-RJ. O principal objetivo do projeto é criar uma nova alternativa de renda aos produtores locais, cuja principal atividade é o cultivo de tomate. A Firjan participa, através de convênio com o MI, como executora e gestora da parte de transferência de tecnologia.
Estiveram presentes na visitação o assistente técnico da Firjan, Ronaldo Nogueira, o professor Dalmo Siqueira (na foto), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) –contratada para coordenar a transferência tecnológica para capacitar os produtores —, o gerente regional da Mesorregião Itabapoana, do Ministério da Integração Nacional, Breno Figueiredo, além de técnicos da SEAPPA- Frutificar e da Secretaria de Agricultura de São José de Ubá.
O professor Dalmo Siqueira analisou e aprovou a qualidade e sanidade das 15 mil mudas de laranja adquiridas pela prefeitura que serão distribuídas aos produtores. Durante as visitas foram passadas orientações iniciais sobre o cultivo. As mil mudas são suficientes para o plantio de 36 hectares. A produção esperada é de 40 toneladas por hectare, ou seja, o projeto piloto além de produzir 1.440 toneladas de laranja por ano, a partir de 2013, permitirá a centenas de produtores de tomate do município avaliar os benefícios da diversificação de atividades.
As variedades de laranja escolhidas são todas tardias para evitar a superposição de tarefas com a cultura do tomate. A colheita da laranja esta prevista para o período de setembro a janeiro e a de tomate tem seu pico nos meses de julho e agosto.
O projeto começou a ser fomentado no ano passado, e a fase atual é de preparação das propriedades para o plantio, incluindo a marcação e perfuração das covas e a instalação de irrigação (todos os produtores foram financiados pelo Frutificar onde a irrigação é obrigatória para concessão do crédito). Até o presente momento foram investidos por volta de R$ 500 mil pelas entidades parceiras. Também já foram adquiridos veículo, tratores e maquinários para o projeto, através de convênio entra a prefeitura e o MI.
Já foram empenhados pelo Ministério da Integração Nacional recursos para replicar o projeto para o município de Itaperuna ainda neste ano. As parcerias do novo projeto serão as mesmas, à exceção da prefeitura que passa a ser a do município beneficiado. O objetivo maior é contribuir para a consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura da região Noroeste Fluminense.
Fonte: Folha de Italva

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ENQUETE ENCERRANDO

Nossa enquete está chegando ao fim. Aproveitem os últimos dias para registrarem suas opiniões.

SOBRE PLANO B DOS TUCANOS

Segundo divulgou o pré-candidato ao Senado pelo RJ, César Maia (DEM), no Buzz, o "processo de decisão sobre vice de Serra começa este fim de semana."
Após o anúncio de Aécio Neves (PSDB-MG) que irá concorrer a uma vaga no Senado, os tucanos terão que pensar bem como será o Plano B.
Sobre o tema leiam o que diz a Revista Isto é.

RAUL LEAL EM NOVA EXPOSIÇÃO NO RIO

Raul Couto Leal, artista plástico miracemense, estará em nova exposição no Rio de Janeiro. Veja o release e a imagem divulgação da coletiva diálogos

 


GALERIA DE ARTE IBEU apresenta a coletiva diálogos

Abertura: 1º de junho de 2010 (terça-feira), às 20h
Exposição: 2 de junho a 9 de julho, de segunda a sexta, de 13h às 19h

A Galeria de Arte Ibeu completa, em outubro, 50 anos e dentro das comemorações, inaugura a coletiva diálogos no dia 1º de junho de 2010 (terça-feira), às 20h. A mostra estará aberta à visitação de 2 de junho a 9 de julho de 2010, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar. A entrada é franca.
diálogos é a segunda exposição comemorativa dos 50 anos da Galeria de Arte Ibeu. Neste 1º semestre de 2010, a Comissão Cultural quis prestigiar o Salão de Artes Visuais Novíssimos, único Salão existente no Rio de Janeiro e que foi criado em 1962, dois anos após a abertura da Galeria.
Portanto, após a coletiva ] entre [, que marcou a reabertura da Galeria após reforma, agora chegou a vez de diálogos, coletiva cujos artistas participantes tiveram seus trabalhos premiados no ano em que participaram de Novíssimos e com isso, ganharam uma exposição individual na Galeria Ibeu, no ano seguinte à mostra. Tal premiação, que foi criada em 2002, é um incentivo ao artista para desenvolver, dentro de um ano, novos trabalhos para a sua Individual.
diálogos, com curadoria de Humberto Farias, apresenta dois trabalhos de cada artista: um pertencente ao acervo do Ibeu (obras doadas após as individuais dos artistas premiados) e outro representativo de sua fase atual.

Os artistas participantes da coletiva são:

Rafael Vicente (2002),
João Sánchez e Vera Roesler (2003),
Andréa Brown e Luiz Martins (2004),
Rogério Rauber (2005),
André Renaud (2006),
Vera Carminatti (2007),
Ana Luísa Flores e Raul Leal (2008) e
Iuri Casaes (2009). 

Humberto Farias, membro da Comissão Cultural do Ibeu, diz na apresentação do catálogo: No ano de comemoração dos 50 anos da Galeria de Arte Ibeu, a Comissão Cultural faz uma homenagem aos artistas que integram seu acervo. Esta coletiva celebra a história recente da instituição através da exibição de obras dos artistas premiados ao longo da última década no Salão de Arte Novíssimos. Podemos agora rever o trabalho desses artistas e acompanhar o desenvolvimento de suas práticas artísticas e de suas trajetórias por meio do confronto com suas produções recentes... Diálogo. Esta é a palavra que une, complementa e discute a exposição – os possíveis diálogos que perpassam a produção dos artistas nesta coletiva; que complementam suas proposições e suas poéticas; e que discutem o espaço e a construção/procedimentos de suas obras...

diálogos

Abertura: 1º de junho de 2010 (terça-feira), às 20h
Exposição: de 2 de junho a 9 de julho de 2010
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h - ENTRADA FRANCA
Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 3816-9432

Por Renata Pinheiro Machado (Gerente Cultural do Ibeu)

REUNIÃO DA ONG AMINATUR - 27 DE MAIO


Imagens enviadas por Melquisedeque, coordenador da ONG Amigos da Natureza, de Miracema-RJ

DEBATE NA ELERJ DISCUTE AS CONSEQUÊNCIAS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL

A Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj) vai promover, na próxima segunda-feira (31/05), às 10h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes, a conferência pública “O pré-sal e os desafios para o Brasil”. O objetivo do encontro, segundo o coordenador da Elerj, deputado Gilberto Palmares (PT), é chamar a atenção da sociedade para a discussão sobre o assunto e promover o debate sobre as consequências da exploração de novos poços para o desenvolvimento socioeconômico do País. “Essas descobertas trazem muitos benefícios para o Brasil, mas é preciso discutir também os desafios que elas provocam. A regulamentação do setor e o seu modelo de concessão e a criação de um fundo de recursos destinado
a suprir questões estratégicas, como educação e meio-ambiente, precisam ser levados em conta”
, alerta o parlamentar. [Ascom da Alerj]

ACIDENTE NA RJ 116 VITIMOU UMA MIRACEMENSE

É lamentável a notícia que acabamos de ler no Jornal Dois Estados. A miracemense Simone Amaral Siqueira,  de 43 anos, oficial de justiça da Comarca de Miracema-RJ, miracemense querida por todos os que a conheciam, foi vítima de um acidente na RJ 116, que liga Miracema a Pádua, hoje.
Aos parentes e amigos o nosso profundo sentimento de pesar.

Tudo poderia ser como deveria ser (...), mas infelizmente, não é...

Aproximadamente 25% dos municípios brasileiros são afetados por desastres relacionados às chuvas a cada ano. Somos culpados por uma enorme parcela dos desastres que assistimos frequentemente nos noticiários, fenômenos avassaladores passaram a acontecer nas cidades. Segundo a Agência da FAPESP(Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) a cada ano, em períodos de chuvas mais intensas, repetem-se pelo Brasil as cenas de tragédias provocadas por enchentes e deslizamentos de terra. Esses desastres periódicos são, muitas vezes, indevidamente atribuídos apenas à intensidade dos fenômenos naturais. No entanto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um grupo de especialistas no tema adota uma perspectiva mais crítica: “os desastres são recorrentes no país por falta de uma cultura de prevenção”. A prevenção talvez seja uma realidade para muitas pessoas, mas pode-se tornar utopia nos momentos da verdade. É preciso buscar soluções necessárias e adequadas para que as ações não inviabilizem os resultados. Devemos diminuir a vulnerabilidade para termos uma vida mais segura. Para tanto, toda e qualquer medida de prevenção deve estar comprometida dentro de contextos técnicos, sociais, econômicos e culturais para não alcançarmos dissabores futuros.

Progresso é sinônimo de impermeabilização? 

A impermeabilidade dos solos é uma grande vilã do ambiente urbano, pois não permite que as águas sejam absorvidas pela terra, o que promove as enchentes. Os terrenos antes cobertos por mata, hoje são impermeabilizados por asfalto, calçadas e construções. Os desastres naturais vêm intensificando os prejuízos nas cidades devido ao mau planejamento urbano.
Com o passar do tempo aumenta-se a demanda para se melhorar a qualidade de vida da população da área urbana em conformidade à modernização e construção dos equipamentos urbanos que, juntamente com uma explosão demográfica desordenada da população agravaram-se os problemas ambientais devido a má ocupação e uso irregular do solo.
Segundo Masato (2006) dentre os principais fatores que contribuem para desencadear os desastres nas áreas urbanas destacam-se: a impermeabilização do solo, o adensamento das construções, a conservação de calor e a poluição do ar.
O concreto e o asfalto têm maior capacidade de absorção de calor e impermeabilizam o solo fazendo com que a água evapore rapidamente e não possibilite o resfriamento e a umidificação do ar. Uma das formas de mitigar esses efeitos é a criação e manutenção de áreas verdes nos centros urbanos, o que irá contribuir para remoção dos poluentes no ar, reduzir a temperatura, diminuir a poluição sonora, proteger o solo da radiação solar, aumentar a qualidade relativa do ar, ou seja, plantar árvores é dar melhor qualidade de vida perante o “achismo” de que impermeabilizar é progredir.

Arborização Urbana

Segundo Coltro (2007) as árvores nas cidades proporcionam benefícios de ordem ecológica (clima e poluição) biológica (saúde física) e psicológica (saúde mental), aumenta a satisfação de seus habitantes, o valor das propriedades e proporciona um estímulo a sensibilidade humana.
Alguém já percebeu como é tratada a arborização do nosso município? Ou se é tratada de forma correta? O que se tem feito para aumentar a diversidade biológica das espécies? Qual critério técnico é usado para a manutenção e poda?
No município de Miracema há 2537 indivíduos arbóreos (nas calçadas) existe um déficit de cobertura vegetal (hoje há 0,09 árvores por habitante e deveria ser de pelo menos duas árvores para cada habitante e/ou 12 metros quadrados de cobertura verde para cada habitante).
Há problemas de diversidade de espécies, número alto de espécies exóticas, árvores que prejudicam o calçamento, número elevado de árvores que recebem podas sem critério técnico (podas drásticas). A poda drástica é a retirada de um número elevado de folhas e galhos, com isto há uma diminuição dos benefícios naturais que as árvores proporcionam, como por exemplo: uma árvore frondosa, com sua copa com poucas intervenções pode chegar a umedecer o ar com 380 litros de água por dia. Uma árvore frondosa como a Sibipiruna ou uma Tipuana tem um efeito refrescante equivalente a cinco aparelhos de ar condicionado ligados vinte horas por dia. Portanto, podar drasticamente é diminuir drasticamente estes benefícios. Há práticas de caiação e pintura no tronco das árvores, fato este desaconselhado, pois além de prejudicar a árvore, pois existem organismos que vivem no caule que ajudam na defesa é antiestético.
Devem-se estabelecer estratégias para se obter uma melhor arborização, pois uma das soluções para mitigar os efeitos adversos do então “progresso” é mal tratada e não se tem a atenção devida.
Às vezes as soluções para os problemas estão a nossa frente, sob nossas cabeças e em cima das calçadas e relutamos em enxergar. É preciso investir em qualidade ambiental, seja em forma de arborização, reflorestamento de áreas de preservação permanente (topo de morro, mata ciliar, corredores ecológicos) ou criação de unidades de conservação. È fazer política Ambiental.
Um bom modelo de política ambiental respeita a premissa do Desenvolvimento Sustentável que é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Pode-se fazer política ambiental redirecionando recursos: as casas populares propostas em topo de morros (o que agrava os problemas ambientais) conforme foi descrito nestes links: MIRACEMA: PROPOSTA MORADIA VIVA II e MIRACEMA: PROPOSTA MORADIA VIVA, poderia ser ecologicamente mais justo com a construção de agrovilas (casas em áreas rurais) mitigando o efeito do êxodo rural, poderia colocar o asfalto a interligar municípios promovendo o escoamento de produtos agroindustriais, orgânicos das propriedades rurais, como por exemplo: o asfaltamento da rodovia que dá acesso a São José de Ubá/Paraíso do Tobias. As construções públicas e populares poderiam ter princípios de ecologia com aproveitamento das águas pluviais. Tudo poderia ser como deveria, mas infelizmente, não é...


Por
Márith Eiras Scot
(Biólogo)
Membro da ONG AMINATUR e do FÓRUM AGENDA 21 DE MIRACEMA-RJ

*comentário a respeito do asfalto em Miracema, conforme proposto no blog O Vagalume . "Participem deste comentário"


** “Precisamos quebrar paradigmas. Paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixarmos que eles filtrem às novas informações as mudanças que acontecem no decorrer da vida”. James C. Hunte

Itaperuna apresenta programa “Nosso Óleo Nosso Rio”

A prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentou no mês de maio o programa “Nosso Óleo Nosso Rio”, que vai coletar e destinar de maneira correta o óleo de fritura usado nas escolas municipais. As escolas Nossa Senhora das Graças, Francisco de Mattos Ligiéro e Dr. Auto de Oliveira Pinto já receberam a visita da equipe técnica da Secretaria.

Plantio de mudas - ainda no mês de maio, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em uma parceria com a empresa Ampla, proporcionou aos alunos das escolas municipais Nossa Senhora das Graças e Oscar Jerônimo uma visita ao Horto Municipal. Na ocasião eles puderam plantar mudas de espécie nativa, experiência que contribui para a conscientização de preservação do meio ambiente.
Decom de Itaperuna-RJ

Quissamã no PAC Cidades Históricas: termo foi assinado

Prefeito Armando Carneiro diz que recursos vão ser usados para restauração de solares
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas vai beneficiar Quissamã. A inclusão do município entre as 15 cidades fluminenses que serão contempladas foi consolidada  na quinta-feira, 18 de março, em cerimônia no Palácio Guanabara.

Durante o encontro, o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, assinou o termo de adesão ao PAC, que contará com um plano de ação envolvendo uma verba de R$ 20 milhões para todo o Estado.

Os recursos governamentais e da iniciativa privada vão contar com o direcionamento deste Plano, que vai aplicá-los em projetos estratégicos e prioritários para cada município. “Essas prioridades são definidas entre o governo federal, estadual, municipal e a própria comunidade nas discussões durante conferências e fóruns. Com certeza, é uma verba que muito vai contribuir para continuarmos o nosso desenvolvimento”, afirmou Armando.

No caso de Quissamã, o PAC vai ser utilizado para restaurações de solares históricos. “Ainda temos muito para fazer, como as restaurações da Estação Ferroviária de Conde, do Solar de Mandiqüera (foto) e de São Domingos, onde pretendemos instalar nosso Arquivo Público Municipal”, concluiu o prefeito.

Dos 5.564 municípios do Brasil, apenas 173 fazem parte do programa. De uma maneira geral, o PAC Cidades Históricas prevê a promoção e a requalificação urbanística dos sítios históricos, o investimento na infra-estrutura urbana e social, a recuperação de monumentos e imóveis públicos e a promoção, nacional e internacional do patrimônio cultural representado pelas cidades históricas a partir do viés do turismo.

Fonte: NF10 - www.nf10.com.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CANAL ABERTO PARA MANIFESTAÇÕES NO CIRCUITO ESTADUAL DAS ARTES

Circuito Estadual das Artes propõe uma programação variada, onde cada espetáculo será apresentado em três municípios de três regiões diferentes do Estado do Rio de Janeiro
Prezados, é com satisfação que temos recebido um retorno dos municípios interessados em participar da programação do CIRCUITO ESTADUAL DAS ARTES. Fiquem certos que estamos levando em consideração essas manifestações de interesse. Entretanto, tratando-se de uma seleção pública de projetos, não podemos disponibilizar essa manifestação de interesse para apenas alguns produtores que nos procuram por intermédio do canal de comunicação (circuitodasartes2010@cultura.rj.gov.br), pois dessa forma poderia caracterizar privilégio e comprometer o processo democrático e transparente da seleção.
Pensando nisso, foi criado um outro canal onde os representantes dos municípios e produtores poderão se manifestar, trocando informações.
Já está no portal colaborativo da Secretaria Estadual de Cultura uma matéria sobre o Circuito (http://www.cultura.rj.gov.br/materias/circuito-estadual-das-artes-esta-com-inscricoes-abertas). Nesse espaço, todos poderão tecer comentários e os representantes dos municípios poderão manifestar interesse em receber os espetáculos. Basta para isso, se cadastrarem e escrever.
Qualquer dúvida, podem nos procurar, estamos aqui para ajudar.
 
Superintendência de Artes SEC RJ
+ 55 21 2333-1385/2333-1397


Colaboraçao de Elizabeth Vitória Oliveira

SOBRE A DENGUE EM MIRACEMA

A vereadora Nedi El Kik Damasceno (PV) divulgou no blog PV Miracema a informação abaixo:

O coordenador do trabalho de combate a endemias, Sr. Jonei, [na foto] esteve presente a reunião [do Conselho Municipal de Saúde] e através de dados estatísticos colocou a situação da DENGUE em Miracema.
O grupo tem feito bloqueio de áreas, onde encontram focos do Aedes. Pede para os que estiverem com sintomas que procurem o Posto de Saúde.
Pediu sugestão de Campanha de Conscientização, pois 55% dos focos encontrados estão em pratos, xaxins e algum tipo de planta (bromélias).
A necessidade da Vigilância Sanitária ter um carro foi assunto comentado, além de fiscais nomeados. Na última reunião, seu coordenador falou da falta de funcionários e fiscais. O assunto não foi resolvido.
O blog destaca que Jonei Reis é um competente servidor público e atua incansavelmente no combate a endemias junto de sua equipe.

TRE CASSA MANDATO DE ROSINHA E DIREITOS POLÍTICOS DE GAROTINHO E ROSINHA

O Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato da prefeita de Campos, Rosinha Matheus (PMDB), por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2008. Segundo o TRE, Rosinha usou meios de comunicação indevidamente, com práticas panfletárias na rádio e no jornal O Diário. Como a prefeita venceu as eleições com mais de 50% dos votos, o TRE convocou um novo pleito.
Além disso, o trinbual cassou os direitos políticos de Rosinha e seu marido, o ex-governador e pré-candidato ao governo estadual Anthony Garotinho (PR), por três anos, tornando-os inelegíveis. Neste caso, Garotinho está impedido de disputar as eleições de outubro deste ano. Outros três locutores da rádio sofreram a mesma sanção.
O casal ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, para obter um efeito suspensivo da decisão do TRE. O julgamento chegou estar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do tribunal, desembargador Nametala Jorge, dar o voto de minerva para o desempate. 

TV CULTIVA ESTARÁ NO AR NO PRÓXIMO DIA 3

A TV Cultiva está saindo do forno. A WEB TV disponibilizará cursos de 10 a 20 aulas em gestão pública, educação, controle social, orçamento. Também terá aulas específicas, links, textos de apoio e análises de conjuntura. Uma novidade e tanto que deu muito trabalho para ser produzida. (Inf. do colaborador vagalume Rudá Ricci)

"CLAREANDO O 'TRAVESSO' TRAVASSOS"

Texto de Luís Alberto da Mota Alvim (Passarinho)

De certas situações, tenho mais lembranças do que esquecimento.
Muitas lembranças.
Algumas, por certo, são indeléveis.
As lembranças ficam gravadas pela força do impacto em sua pessoa: moral, físico, econômico, sentimental ou intelectual.
Uma das melhores fases da minha existência foi a minha adolescência, principalmente porque a vivi na década de sessenta, que modificou o comportamento de todo jovem para sempre.
Após a inferência de James Dean e Elvis Presley, do rock e do twist, a efervescência da rebeldia do jovem evoluía com a beatlemania, com a mini-saia criada pela Mary Quant e com o movimento hippie.
Chegaram os festivais.
E com eles, inovações reais ou supostas.
Quem não se lembra do Toni Tornado com “BR-3”, ou do Walter Franco com “Cabeça”. Vaias, violão quebrado (Sérgio Ricardo), abandono de palco foram algumas nuances dos certames.
Aí, Miracema entra em cena.
Em 1969, eu trabalhava na Tipografia Souza (do Sr. Neguinho). Lá, eu confeccionei o livreto do I Festival Estudantil da Música Popular Brasileira de Miracema (formato 32, papel AP-16, capa em cartão AG-24 verde). Bem simples. Ainda sem logotipo. Pode-se ver uma de suas páginas em postagem do meu primo, Gilson, no blog “O Vagalume”.
O festival teve como vencedor o poeta e compositor miracemense Carlos Gualter com a música “Cores Vivas”, defendida pela magnífica intérprete e crooner Zilda Santos (também miracemense).
Em 1970, já de volta à Gráfica Normalista (onde iniciei minha carreira de tipógrafo), compus e imprimi o livreto do II Festival... (formato 18, papel AP-16, capa em papel cuchê (luxo). Já trazia o logotipo da viola com a sigla (os traços da ideação constam dos registros do meu primo, Gilson, cujas imagens foram publicadas no blog “O Vagalume”; a arte final parece-me ter sido perpetrada pelo Dauto Schueler).
Em seu intróito, trazia um pequeno texto escrito pela Professora Oraide Alves da Silva, que iniciava-se assim: “Como sói acontecer nos lídimos anseios que a lira de Euterpe à musa inspirou, Miracema fará realizar...”. A seguir, fazia o convite para o festival. (Que pena que eu não sei se alguém preservou esse documento).
A confecção desse livreto me marcou muito.
A diretoria do Grêmio Estudantil Alberto de Oliveira, vinculado ao Colégio Nossa Senhora das Graças (hoje cenecista), autorizou o Josemar Poly alterar a letra de uma sua música, a fim de evitar cacofonia – de “Espero da vida nada” para “Espero nada da vida”. No dia seguinte, o Carlinhos Gualter nos solicita (também para evitar cacofonia) alterar o refrão de uma de suas duas músicas inscritas e classificadas para as finais: de “Como ela é bela – Como ela é rosa – Coitada, é passageira – Pois ela é rosa” para “Ela é bela – Ela é rosa – Coitada, é passageira – Pois ela é rosa”. Não titubeei e alterei, por coerência. Estava já a imprimir essa página (mais ou menos, seiscentas e poucas, de um total de mil) quando o balcão é invadido pelos organizadores a questionar o nosso procedimento – não poderíamos ter alterado sem a autorização de um de seus representantes, sob a alegação de que as letras já tinham passado pela censura (naquele tempo, imperava o militarismo). De um dia para outro a “Censura” mudou?
Discussões, polêmicas e interpretações alternadas. Veio o meu tio Gerson (pai do Gilson – tinha uma loja contígua à gráfica), o professor de português (Sr. Ulisses), o diretor do ginásio, o padre com a bíblia, o banqueiro com um milhão (Chico? (de Geny); só não veio o juiz de direito porque não morava ali – nem o gerente do Banco do Brasil porque ainda não tinha agência lá.
Eu, com meus dezoito anos, pressionado pela turba enfurecida de alguns verdadeiros e outros supostos intelectuais, capitulei; joguei fora os papéis já impressos, dizendo ao gerente para descontar do meu salário, enquanto vociferava: “Vocês vão fazer “Apostasia” ganhar o festival - hipocrisia não faz parte do meu dicionário”. Perplexos, os meus interlocutores (?) arregalavam os olhos a me interrogar. Não mais os olhei e nem mais os ouvi.
Chega o capítulo final.
A preferência do público recaía na outra música do “Cumpade Carlim Gualter” – “Casa de Poeta” – defendida pelo brilhante Eraldo Leite (no dia seguinte, domingo, comentava com o Flávio Cavalcanti sobre a qualidade do festival, encantado, assim como alguns dos jurados que lá estiveram a julgar).

Por dois motivos:

Primeiro: A música “Casa de Poeta” foi inspirada em fatos reais vividos pelo seu autor. Ele gostava de uma mulata... que acabou sendo arrebatada pelo poderio econômico de um comerciante local (eu a conheci já numa fase em que ela não estava tão airosa). Mas ele... ele passou a viver nas madrugadas da cidade, a compor em versos as suas agruras. A canção começava assim: “Casa de poeta – Violão na sala – Flores na jarra – Cantor, pastor da madrugada”. E terminava assim; “Foge da faustosa gaiola – Do olhar que te prendeu – Liberta-te, pássaro cativo”. Ao final da apresentação da música, ele desvenda o mistério do que parecia ser uma caixa de pandora, encoberta por um pano verde, dela retirando uma pomba branca e a solta para revoar o grande recinto do Cine XV. Todo o público, de pé, aplaudia. Um dos momentos mais lindos e sublimes que vivenciei.

Segundo: A música do Raul foi mal interpretada. Justifica-se tal julgamento pela época em que foi criada. Era uma composição futurista, tida como “de laboratório”. Rebuscada. Talvez influenciada pelo movimento hippie. Trazia um título que muita gente até hoje não sabe o que significa. O que mais “pegou”, porém, foi a representação cênica que imprimiram na execução da apresentação: palco cheio, luzes apagadas; a fumaça do incenso (daqueles de igrejas) fantasmava as imagens do projetor de slides, que alternava fotos de “madona” e de “mulheres nuas”. Talvez o público não estivesse preparado para tal espetáculo. Talvez tenha sido considerado afronta à religiosidade ou heresia.

Conclusão: Com o resultado dos jurados, para muitos, inusitado, com “Apostasia” em 1º lugar e “Casa de Poeta” em 2º, as vaias aconteceram. Poder-se-ia dizer que foram injustificadas, mas foram inevitáveis.

A capacidade técnica e intelectual do Raul o levou à TV Globo, onde pudemos ver seu nome nos créditos de vários programas.

Finalizando, ao tempo em que desejo ao Raul Travassos do Carmo sorte e que continue com seu sucesso, tenho a dizer que resolvi rememorar fatos da época motivado por um comentário por ele postado no blog “O Vagalume”, da miracemense Angeline. A meu ver, fazia-se necessário prestar mais informações para correção ou esclarecimentos acerca de três pontos:

1. O festival por ele vencido foi efetivamente o segundo;

2. As vaias realmente ocorreram, justificadas ou não, pelos motivos acima expostos; e

3. Não sei se por erro de digitação ou não, ele cita que a “Pinga” partiu sem pedir licença. Quero crer que ele teve a intenção de fazer referência à “Pingo – Eleonora de Martino Salim (filha do nosso venerável Joffre Geraldo Salim), que há alguns anos foi a segunda pessoa mais poderosa do Brasil na mídia, ao movimentar os milhões da PETROBRÁS na área publicitária (vide anais d’O GLOBO).

Os fatos são evidentes e imutáveis. Não fazem parte da minha verdade e sim da verdade. Com respeito a todos os personagens, eu os divulgo.

Fonte: http://moinhodepaz.blogspot.com/2010/05/clareando-o-travesso-travassos.html  - acesso em 27/5/2010.

FESTIVAL DA CANÇÃO DE MIRACEMA: UMA EXPLICAÇÃO

Em abril, o blog teve a honra de receber comentários do cidadão do Noroeste Fluminense, Raul Travassos, cenógrafo renomado da Rede Globo. Na postagem intitulada "Festival da Canção de Miracema: como tudo começou...", onde Gilson Coimbra relata o movimento estudantil e o nascedouro desse grande evento da Princesinha do Norte.

Raul disse...
Só discordo das datas. O Iº Festival(pelo menos com o título de primeiro) foi em julho de 1970. O júri era presidido pelo José Itamar de Freitas(então na Manchete Editora) e tinha presenças ilustres como Marisa Urbam (jurada do programa do Flávio Cavalcanti-TV Tupi). Eu ganhei o festival debaixo de vaia. No ano seguinte, concorrí novamente e tirei o segundo lugar co "Hosana" e o quarto lugar com "Andarinheiro". Anos mais tarde, quando já era cenógrafo da TV Globo, fui convidado e participei do juri. Quanta saudade!!! Pinga, vc se foi ???? e nem disse adeus... Raul Travassos

Ficamos pendentes de uma resposta ao Raul, aguardávamos que alguém da época pudesse vir e retrucar. Demorou, mas veio.  Nosso poeta retornou com a inspiração renovada, Passarinho (Luís Alberto da Mota Alvim) trouxe a resposta à discordância do Raul, que por certo serve como mais um capítulo para registrar esse que foi um dos maiores eventos culturais de nossa terra, do Noroeste fluminense e talvez do Estado doRio. A RESPOSTA ESTÁ AQUI! Raul Travassos não participou do 1º Festival da Canção de Miracema, como ele disse, com esse nome FESTIVAL DA CANÇÃO DE MIRACEMA, talvez seja, mas antes de ser assim ele foi FESTIVAL ESTUDANTIL (capa do livreto na foto), por certo, 'efetivamente ele participou do 2º Festival', como disse o Passarinho.
Na próxima postagem transcreveremos a resposta na íntegra porque não é somente isso, mas também um belo depoimento sobre o tema que temos a honra de registrá-lo.Assim, diante de toda nossa ignorância, a cada dia vamos aprendendo mais e mais... Isso é a blogosfera!


Atualização, dia 03 de agosto de 2010, às 12h: profissão de Raul Travassos na Rede Globo é cenógrafo. Obrigada, Ricardo Tostes!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELA RECICLAGEM?

Para se ter uma idéia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio propicia economia de energia suficiente para manter uma geladeira ligada por quase dez horas; cada quilo de vidro reutilizado evita a extração de 6,6 quilos de areia; cada tonelada de papel poupada preserva vinte eucaliptos. Poupam-se a natureza e os gastos. No Brasil, estima-se que uma tonelada de lixo reciclado economize 435 dólares. Em 2006, com a reciclagem de 30.000 toneladas de papel, o país deixou de derrubar 600.000 árvores. A indústria também pode se beneficiar. A versão reciclada dos plásticos, por exemplo, consome apenas 10% do petróleo exigido na produção do plástico virgem - economia que vem a calhar com a escalada vertiginosa do preço do barril verificada nas últimas décadas. As vantagens também podem ser obtidas pela reciclagem do aço, cuja tonelada reaproveitada preserva 110.000 toneladas de minério de ferro, material de extração caríssima. Calcula-se que 700 milhões de toneladas de materiais de todos os tipos sejam recicladas anualmente no planeta. Isso representa um faturamento anual de 200 bilhões de dólares. Nos EUA, a reciclagem já emprega diretamente meio milhão de pessoas, o dobro do que emprega a indústria do aço. 

quarta-feira, 26 de maio de 2010

E O PLANO B DOS TUCANOS?

Qual será o Plano B dos tucanos? A grande expectativa seria o lançamento de Aécio como vice de José Serra. As notícias que circulam hoje apontam para Aécio disputando uma vaga no Senado.
Os jornalistas 'tucaiados' falam que o prefeito de BH irritou Dilma Rousseff, ao invés de se preocuparem com a posição do tucano nas pesquisas. Vamos aguardar os próximos capítulos...

O POETA VOLTOU...

Um dos blogueiros miracemenses mais esperados na blogosfera é o Passarinho. Seu blog encanta a todos pelo ineditismo, pela inspiração e pela verdadeira arte.
Hoje ele ensaiou uma volta, divulgou uma postagem com um título enigmático, "Na Era da Informática", e se foi. Parece-me que poesia e 'ficção' científica não andam juntas. Vamos ver, aguardamos ansiosos o seu retorno, Passarinho! Quem quiser ficar na torcida acesse o "Moinho de Paz": http://moinhodepaz.blogspot.com/
Como diria meu pai: "Tô cubando você, Passarinho!"
Aliás, acho que o Passarinho ainda não foi à terrinha depois que começaram a asfaltar... Já teria usado os 'tachões' para fazer uma boa goiabada... 

DOMINGO TERÁ PEDAL LIVRE

Clique na imagem para ampliá-la!

2ª OFICINA PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS

DATA: 31 de maio
HORÁRIO: de 8:30 h às 12:30h.
LOCAL: UERJ - Pavilhão João Lyra Filho - Auditório nº 53 (5º andar), Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO:
Abertura
Estudo de Caso- Projeto Comunidade Educadora
Apresentação do Programa de Capacitação de Gestores Municipais
Apresentação do Projeto ReciColeta
Apresentação dos diagnósticos realizados pelas Escolas
Encerramento
Mais informações aqui.

AGENDA

Chegaram até nós duas informações importantes e pedimos que anotem e aproveitem a oportunidade se puderem:

1) REUNIÃO DA ONG AMINATUR - AMANHÃ - DIA 27
Local: Av. Eiras, em frente ao C. M. Capitão João Bueno, na residência do Tão Sardela. 
Horário: 19h - aberta a todos os interessados.

2) TEATRO
Como divulgamos no blog, o  grupo de teatro Reviver de Miracema-RJ se apresentou em Juiz de Fora-MG. O sucesso do espetáculo rendeu nova agenda para os dias 29 e 30 de maio nas terras mineiras.
A peça que será apresentada é "UM CONTO ANTES QUE NUNCA MAIS".
Local: Casa de Cultura da UFJF, na Avenida Rio Branco, cidade de Juiz de Fora-MG, em frente à Santa Casa de Misericórdia.
 Horário: 19h.

O ACORDO IRÃ-TURQUIA-BRASIL

É sempre bom ouvir todos os lados da questão. Por isso, disponibilizamos o artigo divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, ontem (25), de autoria do ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Inteligência da CIA, o americano GRAHAM E. FULLER, com tradução de Augusto Calil. O título é "O Acordo com o Irã e o desafio à tutela de Washington". Acesso aqui.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cyber Eleitor

Por RUDÁ RICCI 

Sociólogo, Doutor em Ciências Sociais, do Fórum Brasil de Orçamento e do Observatório Internacional da Democracia Participativa. E-MAIL: ruda@inet.com.br . SITE: www.cultiva.org.br . Blog: rudaricci.blogspot.com



1. A Guerra política já é virtual

Fiquei motivado a escrever a partir da leitura de artigo escrito por Edson Fontes sobre eleições e o cyber eleitor. Edson sugere que este ano marca a entrada da internet como elemento de peso nas campanhas eleitorais brasileiras, tal como teria ocorrido nas eleições de Barack Obama. Sugere, ainda, que facilitará a vida de candidatos com poucos recursos financeiros, porque possibilita a comunicação direta com o eleitor. E, daí, destaca o papel do cyber eleitor, aquele que lê de tudo. Edson se pergunta se este eleitor informado em tempo real estará realmente envolvido emocionalmente com o candidato que lhe contata via email, twitter ou blogs. Esta questão me fez lembrar a reflexão sobre o papel da televisão como fator alienante. Passados tantos anos, já sabemos que a televisão pode deixar o cidadão passivo, mas não alienado. Assistimos programas de televisão e continuamos críticos, desaprovando uma reportagem ou o erro de um juiz de futebol. O problema é que não saímos da poltrona ou sofá, nossa “Ágora” contemporânea. Minha dúvida, por similaridade, é: a campanha virtual fará do internauta um militante virtual ou o cyber eleitor é, por natureza, passivo?
Nas eleições municipais de 2008, muito se falou da campanha virtual de Gabeira, no Rio de Janeiro. No ano passado, Gabeira chegou a defender abertamente (pelo twitter) a desobediência às regras que poderiam restringir a campanha eleitoral na internet. Chegou a citar Thoreau e pregou a desobediência civil. O deputado do Rio de Janeiro tinha motivos para defender este filão, composto por blogs, radisweb, WebTvs, twitter e toda gama de redes sociais virtuais. Em 2008, criou conferências via Orkut e sua campanha foi muitas vezes comparada à de Howard Dean (do Partido Democrata dos EUA) e Ron Paul (do Partido Republicano), que mobilizaram eletronicamente a sua base eleitoral. A proeza da inovação de Gabeira foi creditada à Lula Vieira que chegou a comparar a propaganda eleitoral à luta de boxe. Vieira explorou o perfil contemporâneo, jovem e pouco convencional. Durante a campanha chegou a utilização do Google Maps, onde mostrava para os internautas as comunidades do Rio dominadas por traficantes e milícias, além de mapear bairros com seus eleitores e simpatizantes. Estava se espelhando na campanha de Obama, onde os eleitores eram estimulados a fazer campanha na vizinhança, indicando no mapa virtual os simpatizantes de determinado território.
Uma nova possibilidade aberta é a WebTV. A Google TV, recém lançada, integra smartphones e Android Marketplace. Pode ser acionada com reconhecimento de voz, articulando Pandora, Twitter, Facebook e demais aplicativos Android.
Voltando ao tema central, a campanha virtual de Gabeira foi a que mais chamou atenção em 2008. Mas em outras capitais ocorreu o mesmo. Em Belo Horizonte, houve uso e abuso de fake, spam e email denúncia, além de criação de comunidades virtuais e envio de email marketing. Falava-se em “rastro da onça", onde se planta uma notícia, quase sempre inverídica, sobre adversários. Afirma-se que a eleição de Márcio Lacerda teve na internet um instrumento de peso, tendo o deputado Virgílio Guimarães (PT) como coordenador deste feito.
A Agência Estado procurou explorar esta novidade a partir de uma breve matéria cujo título é “Uso da internet ainda é desafio para partidos”. A matéria destaca que PT e PSDB apostam nos militantes virtuais e já travam guerra virtual. Para os dois partidos, ainda segundo o artigo do Estadão, o papel da internet ainda não será decisivo nesta campanha de 2010, mas pode servir como aquecimento dos militantes e simpatizantes, armando-os de informações e contra-informações. Os dois principais candidatos à Presidência da República já possuem núcleos de campanha digital. O PSDB já possuiria 10 mil militantes virtuais e o PT paulista já teria mil militantes atuando diariamente na rede. O medo inicial das campanhas era o descontrole na linguagem e conteúdo de blogs. Daí, tucanos centralizaram as ações a partir do comando do jornalista Marcio Aith. No PT, a coordenação está nas mãos de Marcelo Branco, seguido de perto por Rui Falcão, vice-presidente do PT Nacional e também jornalista. Ben Self, da Blue State Digital, um dos estrategistas da campanha virtual de Obama, foi contratado como conselheiro por João Santana, marketeiro do PT.
Ainda objeto de muita dúvida, a estratégia, além de mobilizar simpatizantes e militantes, tem como objetivo aproximar-se de eleitores não-filiados ou alinhados. Mas há temor generalizado sobre um possível bate-boca na rede, algo que já ocorre no twitter e na guerra entre blogs.
Outro temor é a propaganda negativa de adversários, transformando um boato em verdade, algo que sempre existiu em política provinciana, mas que é potencializada com a comunidade virtual.

2. O Potencial

Recentemente, a comScore, empresa que mede audiência na internet em 40 países informou que 24% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet e que somente 2% dos internautas acessam conteúdo político. Nos EUA são quase 10%, para efeito de comparação. Mesmo assim, o nordeste brasileiro é a região onde existe maior percentual de internautas integrando redes sociais, principalmente nos domicílios com renda mensal entre 1 a 2 salários mínimos (crescimento anual de 69%). Neste ano, a comScore iniciou operações no Brasil após adquirir a chilena Certifica, tendo na Media Metrix 360 sua principal ferramenta de análise de tráfego. Em setembro de 2009, a empresa apontou que os serviços do Google detinham 30% do tempo médio navegado pelo internauta brasileiro. Google e Microsoft concentravam 60% do tempo médio utilizado. São 26,6 milhões de usuários brasileiros do Google, 25,3 milhões do UOL e 16,8 milhões do Terra.
Segundo o IBOPE Nielsen Online, o número de brasileiros que acessaram a internet em casa ou trabalho em janeiro deste ano chegou a 36,8 milhões (quase 1% a mais que o registrado em dezembro de 2009). Se aplicativos, como comunicadores (MSN Live Messenger) não forem considerados, o tempo gasto online chegou a 45 horas e 43 minutos no mês, crescimento de 2,3% em relação ao mês anterior. Ainda segundo a mesma fonte, se somados os ambientes públicos, como bibliotecas e lan houses, a internet teve como público 66,3 milhões de brasileiros no primeiro mês de 2010.
A categoria automotiva foi o destaque dos acessos no início do ano (8,4 milhões de internautas) seguido por turismo.
A audiência em redes sociais, como blogs, bate-papos, fóruns e outros canais de relacionamento, alcançou em fevereiro 31,7 milhões de pessoas no Brasil, o que representa 86,3% dos usuários ativos, segundo dados do Ibope Nielsen Online. Trata-se do maior índice entre os dez países em que a pesquisa é realizada. O tempo médio por pessoa nessa subcategoria de conteúdo em fevereiro foi de 4h28.
O relatório do Ibope Nielsen Online também aponta que a categoria Buscadores, Portais e Comunidades continua a ser a de maior audiência no País. Ela foi responsável, no período, por 34,7 milhões de usuários únicos, o que equivale a 94,5% dos 36,7 milhões de usuários ativos do mês.
Enfim, este é um terreno a ser explorado. Mas fica a dúvida se o ataque deste público virtual pelos partidos conseguirá criar um novo curral eleitoral. As redes sociais virtuais são móveis e formam comunidades afetivas ou com interesses muito definidos. Trabalhar politicamente tais comunidades significa uma atuação permanente e o uso de linguagens e temas pulverizados e diversos. Arriscaria afirmar que uma campanha virtual é mais movediça que as estruturas partidárias existentes que, em minha opinião, são pretéritas, típicas do século 19 e início do século 20.
Assim, o ingresso dos partidos nesta seara pode alterar a lógica partidária. Algo como um feitiço que se vira contra o feiticeiro.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL EM MIRACEMA

O amigo blogueiro, Hélcio, acaba de divulgar importantes informações sobre a evolução da taxa de mortalidade infantil no município de Miracema. Movido pela reportagem do jornal O Globo, que afirma que a taxa do país reduziu-se sensivelmente, naturalmente, fruto de políticas públicas, o blogueiro apresenta a de nossa terrinha nos últimos anos. Clique aqui e veja os dados.

Saúde de Itaperuna faz prestação de contas na Câmara Municipal

A prestação se refere ao 4º trimestre de 2009 e 1º trimestre de 2010. O total de recursos movimentados foram de R$ 94.054.203,87, que incluem R$ 15.473.313,89 de repasse do próprio município e R$ 78.580.889,98 de recursos vinculados.
A Secretaria de Saúde de Itaperuna realizou, na tarde do dia 19 de maio, na Câmara de Itaperuna, uma prestação de contas do 4º trimestre de 2009 ao 1º trimestre de 2010. O secretário da pasta Marcos Tinoco de Oliveira, acompanhou a apresentação sobre os gastos da secretaria. Segundo dados do órgão, o total de recursos movimentados neste período foi de R$ 94.054.203,87, com a saúde. As informações foram apresentadas pelo ex-contador da Secretária de Saúde, Kermyler Silva Turbano, que atualmente é o subsecretário de Saúde.
De acordo com o subsecretário, do valor de R$ 94.054.203,87 incluem gastos próprios do município, no valor de R$ 15.473.313,89, totalizando cerca de 22% da receita total do município aplicada na saúde (os municípios são obrigados a aplicar pelo menos 15% da receita na saúde); junto com a transferência de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) no valor de R$ 78.580.889,98.
Conforme o secretário de Saúde Marcos Tinoco, os investimentos na saúde resultam no fortalecimento das unidades de Estratégia de Saúde da Família (USF), que dobraram o número de atendimentos. “Os postos de saúde atendem uma média de oito mil pessoas por mês, totalizando cerca de 18 mil consultas. Por isso, em 2010, resolvemos priorizar algumas áreas como o pronto atendimento para garantir um atendimento mais rápido à população”, disse o secretário, que entre outras ações, revelou que também prioriza a folha de pagamento e convênios com o governo federal e estadual. “Prova disto é a construção da Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) uma conquista importante para o município”, ressaltou Marcos Tinoco.
O combate à dengue também é um ponto que o secretário considera de muita atenção. “Principalmente porque nos anos anteriores tivemos um surto muito grande na cidade. Conseguimos diminuir bastante os casos”, comentou Tinoco. Ele ainda disse que está em andamento vários projetos, como a finalização das obras de ampliação do Centro de Saúde Doutor Raul Travassos e a informatização das USFs. Outro projeto importante é o médico 24 horas que já funciona na unidade de Raposo, que em breve será transformado em Hospital Municipal. “Nos preocupamos com algumas coisas específicas em 2010, já estamos com vários projetos encaminhados para este ano que vão ajudar no atendimento mais eficaz da população”, ressaltou.
Além de Marcos Tinoco, também estava presente na audiência o secretário municipal de Fazenda Ivan Lacerda, além dos membros do Conselho Municipal de Saúde de Itaperuna
 
Decom da Prefeitura de Itaperuna-RJ

RECEITA DE ROYALTIES DO NOROESTE - 1º Trimestre 2010

Clique na imagem para ampliá-la

Royalties são uma compensação financeira devida ao estado pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural no território brasileiro e são distribuídos aos estados, municípios, ao comando da marinha, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao fundo especial administrado pelo Ministério da Fazenda, que repassa aos estados e municípios de acordo com os critérios definidos em legislação específica.
Os royalties, que incidem sobre a produção mensal do campo produtor, são recolhidos mensalmente pelas empresas concessionárias por meio de pagamentos efetuados para a Secretaria do Tesouro Nacional – STN, até o último dia do mês seguinte àquele em que ocorreu a produção. A STN repassa os royalties aos beneficiários com base nos cálculos efetuados pela ANP de acordo com o estabelecido pelas Leis nº 9.478/97 e nº 7.990/89, regulamentadas, respectivamente, pelos Decretos nº 2.705/98nº 01/91.
A partir da Lei nº 9.478/97, a alíquota dos royalties passou de 5% para até 10% da produção, podendo ser reduzida a um mínimo de 5%, tendo em vista os riscos geológicos, as expectativas de produção e outros fatores pertinentes. [Fonte: ANP.]

***

Na planilha, confeccionada pelo blog com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), observa-se a relação dos municípios do Noroeste, com os valores recebidos no último dia 24 de maio (mês de competência março) e o acumulado da referida receita no 1º trimestre de 2010.
No trimestre em pauta, os municípios de Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana e Miracema foram os que tiveram o maior valor de receita, respectivamente, o que equivale - a receita dos 4 municípios juntos, no trimestre - a mais que 45% da receita acumulada no trimestre da região. Porciúncula, Natividade, Cambuci e Italva ocupam uma posição intermediária. E os municípios de Aperibé, Laje do Muriaé, São José de Ubá e Varre Sai, com valores idênticos, ficam na ponta inferior, com os menores valores.
Os critérios de distribuição da receita de royalties do Petróleo para a região e o retrato ora exposto são uma representação do nosso Noroeste com suas necessidades. Marca o município polo - Itaperuna - que tem a maior receita e os novos municípios - Aperibé e São José de Ubá - com menores valores.A região, no trimestre, recebeu o equivalente a 2,55% da receita dos municípios fluminense nesse quesito (enquadramento de distribuição).
Se a Emenda Ibsen for aprovada esse quadro poderá se agravar ainda mais.

Atualização às 18h: Atendendo o leitor vagalume disponibilizamos outra postagem com informações populacionais que confirmam o retrato do Noroeste Fluminense. http://blogovagalume.blogspot.com/2009/08/dados-basicos-da-regiao-noroeste.html

OBRAS NA BR 393 CONTINUAM

RECEITA DE ROYALTIES DOS MUNICÍPIOS DO N E NO FLUMINENSE

O município de Campos recebeu nesta segunda-feira (24) mais um repasse dos royalties do petróleo referente à produção de março deste ano. Foram depositados R$ 42.638.419,89 na conta da Prefeitura de Campos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com base nos cálculos efetuados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Houve uma pequena recuperação, superior a 10%, na verba indenizatória do petróleo para o município em relação ao depósito da STN efetuado em abril, quando Campos recebeu R$ 38.406.550,26. Já em comparação com o mesmo período do ano passado o acréscimo é considerável: quase 35%. Em maio de 2009 o município recebeu R$ 31.652.349,12.
Com o repasse desta segunda-feira, Campos acumula este ano R$ 205.172.676,58 em royalties recebidos da STN, quantia quase 45% superior aos cinco primeiros meses de 2009, quando o município acumulou perdas e ganhou apenas R$ 143.432.418,73 no período. A queda na arrecadação dos royalties no ano passado esteve relacionada à crise econômica mundial e a consequente redução da cotação no preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Outros repasses de royalties aos municípios da região depositados nesta segunda-feira (24):

REGIÃO NORTE FLUMINENSE

Macaé – R$ 31.219.308,63
Rio das Ostras – R$ 12.684.756,51
Cabo Frio – R$ 10.472.142,91
São João da Barra – R$ 8.034.771,18
Quissamã – R$ 6.330.867,62
Carapebus – R$ 2.298.974,85
São Francisco de Itabapoana – R$ 482.845,84
São Fidélis – R$ 467.270,17
Conceição de Macabu – R$ 389.391,81
Cardoso Moreira – R$ 342.664,79

REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE

Itaperuna – R$ 560.724,20
Santo Antônio de Pádua – R$ 482.845,84
Bom Jesus do Itabapoana – R$ 451.694,50
Miracema – R$ 420.543,15
Cambuci – R$ 358.240,46
Italva – R$ 342.664,79
Aperibé – R$ 311.513,44
Itaocara - R$ 404.967,48
Laje do Muriaé - R$ 311.513,44
Natividade - R$358240,46
Porciúncula - R$ 373.816,13
São José de Ubá - R$ 311.513,44
Varre Sai - R$ 311.513,44

http://www.campos24horas.com.br 
via Repórter On line de B. Jesus do Itabapoana

PARTICIPE DE UM BOM DEBATE

A nossa postagem intitulada "A Verdade sobre o INEPAC e o Asfaltamento de Miracema" está trazendo um bom debate através de comentários. Participe você também.
Para acessar a postagem e a página de comentários clique sobre o título da postagem ou aqui.


A volta dos brasileiros

Atraídos pelo bom momento da economia, com recordes de criação de emprego e real valorizado frente ao dólar, ao euro e à libra, 13,5% dos mais de 3 milhões de brasileiros que viviam e trabalhavam fora do país voltaram para casa nos últimos anos. A afirmação é do ministro Guido Mantega, durante seminário do jornal Valor Econômico. "Há uma forte demanda [no mercado de trabalho brasileiro], estamos até importando trabalhadores. No setor naval, eu sei que estão importando 200 decasséguis [para atuar no estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco]. Estão voltando para o país vários brasileiros que tinham ido para fora, mais de 400 mil que tinham emigrado estão voltando para trabalhar no Brasil", afirmou o ministro.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

NOVO PEDAL LIVRE OCORREU NO SÁBADO

A galera do Pedal Livre Miracema realizou novo #pedallivre nesse último sábado. O percurso de aproximadamente 70 km, saindo de Miracema, incluiu Barão de Monte Alto, Silveira Carvalho e Palma, nossos vizinhos da zona da mata mineira.
Foram 8 ciclistas incluindo um de Pirapetinga-MG. 
Imagens e vídeos desse Pedal Livre podem ser vistos no blog dedicado ao "Pedal Livre Miracema"
Anotem aí o endereço do blog: http://pedallivremiracema.blogspot.com
Para seguir no Twitter: http://twitter.com/PedalMiracemaRJ - @PedalMiracemaRJ

PROGRAMA MUNICIPAL DE RECOLHIMENTO DE PILHAS, BATERIAS E AFINS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Miracema-RJ (SEMAMDA), em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), realizará uma reunião com seus associados, aberta aos não associados, para apresentar o Programa Municipal de Recolhimento de Pilhas, Baterias e Afins.
Esse programa foi motivado pela Resolução nº 401, de 04 de novembro de 2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, que disciplina o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final, com prazo para adequação terminando em novembro de 2010; e também pela Lei nº 3415, de 29 de maio de 2000 do Estado do Rio de Janeiro, que estabelece que os pontos de vendas de pilhas e baterias devem recebê-las de volta quando usadas, já em vigor.
A reunião ocorrerá no próximo dia 27, às 19h, no Auditório da CDL Miracema, Rua Marechal Floriano, 30 - Alto.
Informações enviadas ao blog pelo Secretário Executivo da CDL Miracema-RJ, José Anderson Caveari Pimenta.

PROJETO DA SUDERJ NO NOROESTE

Segundo divulgou o Portal Noroeste on line,o município de Laje do Muriaé já conta com o projeto "Suderj em Forma", que faz parte da política estadual de incentivo ao esporte. Foi implantado na cidade através de uma parceria entre o município e o Estado do RJ.
O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social através do oferecimento de atividades esportivas, recreativas e culturais, atendendo a crianças e adolescentes (em horário complementar à escola), e também a adultos e idosos oriundos de qualquer realidade, sem distinção, inclusive os portadores de quaisquer tipos de necessidades especiais.
O vereador Paulinho Azevedo/PDT, de Miracema, informou em seu sítio que o projeto chegará também a Miracema. A promessa (liberação), feita pelo governador Cabral em reunião com o vereador e o deputado estadual Rogério Cabral/PSB, aconteceu no evento ocorrido em Nova Friburgo, II Rio EcoRural.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG